Segundo o jornal Marca, da Espanha, Vini Jr. e a delegação do Real Madrid não viajaram para Paris, onde acontece o prêmio Bola de Ouro, nesta segunda-feira (28). O time recebeu a informação de que o brasileiro não será o vencedor.
A notícia provocou reações nas redes sociais, com destaque para a craque Marta, jogadora da seleção brasileira e do Orlando Pride. Marta postou um vídeo em seus stories em que aparece indignada com a possível derrota de Vini Jr.
“Eu esperei o ano inteiro para ver o Vini Jr. ser reconhecido, merecidamente, como melhor jogador da atualidade e agora vem me dizer que não vão dar a bola de ouro para ele? Que Bola de Ouro é essa? Que Bola de Ouro é essa?”, reclama Marta empurrando seu pet em um carrinho.
Como é a votação
Organizado pela revista France Football, a pré-lista feita é realizado por membros da redação do jornal e embaixadores da Uefa. A definição final é feita pelo voto de jornalistas dos 100 países com melhor colocação no ranking da Fifa. No Brasil, o único a votar é o narrador Cleber Machado.
Os jurados escolhem 10 jogadores e a colocação de cada um gera a pontuação:15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. A soma dos votos define quem será o vencedor da Bola de Ouro.
A organização prevê que os jornalistas avaliem desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante, desempenhos e conquista da equipe, além de classe e jogo limpo.