segunda-feira, março 4, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Vacina contra dengue, esnobada pelo governo, começa a ser aplicada no MS

    A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados (MS) deu início a campanha de vacinação contra a dengue. A vacina aplicada é a Qdenga, do laboratório japonês Takeda, que em outubro do ano passado foi desprezada pelo governo Lula.

    O objetivo é imunizar cerca de 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos

    A vacina Qdenga já está disponível na rede privada de saúde, desde julho de 2023, e oferece imunidade completa com duas doses, sendo a segunda aplicada três meses após a primeira. Segundo a prefeitura, o laboratório já entregou aproximadamente 90 mil doses, que foram distribuídas para todas as unidades básicas de saúde (UBS).

    A eficácia geral da vacina Qdenga alcançou 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo, após 12 meses da segunda dose. Além disso, o imunizante também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a imunização oferecida pela vacina tem duração de até cinco anos.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a vacina em outubro de 2023. A decisão foi baseada nas análises do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização da OMS (SAGE).

    A vacina Qdenga, também conhecida como TAK-003, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março do ano passado para uso no Brasil em pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de já terem sido infectadas pela dengue ou não.

    O laboratório responsável solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).]

    Em julho, o Ministério da Saúde disse que a vacina contra a dengue produzida pelo laboratório japonês e autorizada pela Anvisa, ainda precisava de análise e que ela poderia demorar até um ano para ser incorporada ao sistema público.

    O governo, em meio a recordes de casos da doença, preferiu priorizar uma vacina que é produzida pelo Instituto Butantan desde 2009. O imunizante sequer teve a pesquisa finalizada e pode ser liberado pela Anvisa apenas em 2025.

    Após uma consulta pública, o governo petista decidiu utilizar a vacina e hoje conta como vitória o acordo fechado com o laboratório japonês. Talvez se fosse aceita antes, muitas pessoas não teriam perdido a vida.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL