MATO GROSSO— A definição da chapa de pré-candidatos a deputado federal da federação União Progressista trouxe um recado político que não passou despercebido nos bastidores: o vice-prefeito de Rondonópolis, Dr. Altemar Lopes, ficou fora da lista oficial apresentada pela federação.
Mesmo após ter seu nome ventilado nos últimos meses como possível representante da região Sudeste de Mato Grosso na disputa por uma vaga na Câmara Federal, Dr. Altemar não apareceu entre os nove escolhidos pelo grupo liderado pelo governador Mauro Mendes.
No lugar dele, a federação optou por apostar em Paulo José, ex-candidato a prefeito de Rondonópolis e ex-secretário municipal, que passa a ser o principal representante político da região dentro da composição anunciada.
A chapa reúne nomes de peso do União Brasil e do Progressistas, entre eles a ex-primeira-dama Virginia Mendes, o deputado federal Fábio Garcia, a suplente de deputada federal Gisela Simona, o ex-deputado federal Nilson Leitão e o ex-deputado federal e pastor Victório Galli.
Nos bastidores, a ausência de Dr. Altemar chamou atenção principalmente porque o vice-prefeito havia ampliado sua presença política nos últimos meses e chegou a ser citado como uma possível alternativa do grupo governista para fortalecer a federação na região.
A escolha de Paulo José indica que a União Progressista decidiu concentrar seus esforços regionais em um único nome para buscar votos em Rondonópolis e municípios vizinhos. Ex-candidato à Prefeitura em 2024, Paulo mantém boa relação com lideranças do grupo político estadual e agora passa a integrar oficialmente a estratégia eleitoral da federação para 2026.
Além de Paulo José na região Sudeste, a chapa conta com Eduardo Sanches para o Médio Norte, Andrelina Magaly para a região Oeste, Nilson Leitão no Nortão e Ednei Blasius representando a região de Alta Floresta. Já Victório Galli surge como aposta para mobilizar o eleitorado evangélico conservador.
| Região de Mato Grosso | Nome Escolhido |
|---|---|
| Sudeste de MT (Rondonópolis e região) | Paulo José |
| Cuiabá e Baixada Cuiabana | Gisela Simona |
| Oeste | Andrelina Magaly |
| Médio Norte | Eduardo Sanches |
| Nortão | Nilson Leitão |
| Alta Floresta e Extremo Norte | Ednei Blasius |
| Eleitorado Evangélico (estadual) | Victório Galli |
| Base Governista Estadual | Virginia Mendes |
| Estrutura Política Estadual | Fábio Garcia |

























