O autor da Lei n.° 11.061/2019 que cria a Delegacia da Mulher 24 horas, candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), diz que pretende fortalecer, ampliar as políticas sociais e garantir os direitos às mulheres de Rondonópolis. Ele conta que não só vai estar trabalhando a segurança pública, como a saúde, qualificação e a inclusão social e toda a atenção necessária no sistema público municipal ao público feminino.
“Desde que entrei na vida pública, trabalhamos para efetivar as políticas sociais em prol de nossas mulheres, permitindo uma vida digna e os direitos garantidos. E se assumirmos a gestão municipal, não será diferente. Vamos investir em políticas de prevenção à violência doméstica, ampliar programas de assistência para mulheres em situação de vulnerabilidade, oportunizar a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Temos um compromisso de valorizar, proteger e promover os direitos de nossas mulheres e que a igualdade de gênero será uma das prioridades na gestão”, pontuou o emedebista.
Ele destaca que uma de suas lutas é a instalação de uma delegacia 24 horas em atendimento às mulheres vítimas de violência e acredita que uma parceria entre o Estado e o munícipio, será possível concretizar esse propósito em conjunto com os demais órgãos de atuação. Também, quer reestruturar a Clínica da Mulher de Rondonópolis com o objetivo de ofertar a assistência completa, ampliando, qualificando e humanizando a atenção integral à saúde da mulher.
No propósito de valorizar o papel da mulher dentro da sociedade, Thiago Silva garantiu a Lei de n.º 1.1573/2021 que cria o Programa Mães de Mato Grosso com objetivo de proteger a saúde da gestante em situação de vulnerabilidade social e do recém-nascido. Ele também é autor da Lei de n.º 435/2021 que dispõe sobre a criação e implementação do Programa Qualificação Feminina. Dentre outras ações do emedebista, é que ele é autor da Lei n.° 11.810/2022 que institui o Dia de Combate ao Feminicídio em Mato Grosso, do Projeto de lei nº 68/2023 que institui o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas, indicação para a criação da coordenadoria da Mulher no Estado, projeto de Lei nº 691/2023 – Institui o Programa de pagamento de auxílio aluguel às mulheres em situação de violência doméstica.
Com foco na saúde da mulher, Thiago Silva (MDB) propôs o Projeto de Lei de n.° 67/2024 que cria o Programa de Apoio Psicológico às mulheres que tiveram perda gestacional, considerando os ciclos da gravidez, da morte do feto e da vivência do luto. Ele teve uma importante iniciativa em prol de mães que necessitam de suporte psicológico e assistencial ao enfrentarem transtornos mentais com a Lei de n.° 12.618/2024 de sua autoria que foca na saúde mental materna.
Ele criou, ainda em 2019, junto da esposa Eliane Moreira – o projeto Flor do Cerrado que promoveu cursos para mais de 1 mil mulheres que aprenderam técnicas de panificação, confecção de doces e compotas, ovos de páscoa, como, também, tiveram aulas de costura, chinelos personalizados, pintura em tecido e crochê com o propósito de gerar trabalho e renda. “O Flor do Cerrado nasceu do nosso coração. Não só permitiu capacitar as mulheres ao mercado, como pudemos mostrar que elas são capazes e podem fazer a diferença na sociedade. Além disso, tivemos testemunhos de participantes que sofriam de depressão e que saíram com sorriso no rosto, vendo que é possível transformar suas vidas para melhor”, comentou a futura primeira dama.
Assessoria