quinta-feira, maio 2, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Senac-MT realiza integração com participantes de programa de ressocialização

    Mais um passo rumo à ressocialização de pessoas privadas de liberdade do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Trinta homens, mulheres e LGBTQIAP+, do regime fechado, participaram, em Cuiabá, de duas reuniões de integração do ‘Senac Integra’ – programa inédito no país que ofertará trabalho remunerado, qualificações profissionais gratuitas e apoio familiar, em um formato totalmente diferenciado.

    Lançado em agosto deste ano, o ‘Senac Integra’ é uma parceria do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), com o Poder Judiciário mato-grossense, via Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Fundação Nova Chance (Funac), que sediou os dois momentos de integração.

    Esta primeira turma participará do programa durante um ano. O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que, em um primeiro momento, eles trabalharão em uma obra do Senac-MT na capital, inclusive, reformando e adequando a sala onde participarão de cursos profissionalizantes gratuitos voltados à posterior inserção dos mesmos no mercado de trabalho do comércio de bens, serviços e turismo.


    “Eles irão trabalhar em atividades relacionadas à construção civil, serviços gerais e de limpeza e, para isso, receberão um salário-mínimo vigente. Além disso, auxiliaremos as famílias com um vale-alimentação no valor de R$ 1 mil e, já a partir de janeiro de 2024, serão capacitados em formações gratuitas, inicialmente, nas áreas de assistente administrativo e informática básica. Esperamos, com este programa, contribuir para que a pessoa privada de liberdade, por meio do trabalho e da educação profissional, restabeleça sua dignidade, e seja realmente inserida na sociedade, resgatando seus projetos e sonhos de vida”, complementa Wenceslau Júnior.

    A assessora jurídica do Senac-MT, Lidiane Lino, representando o diretor regional, Edson Dahmer, lembrou do apoio irrestrito da presidente da Associação dos Mato-grossense de Magistrados (Amam), juíza Maria Rosi de Meira Borba, e frisou aos presentes que a participação no programa vem acompanhada de direitos e deveres.

    “Além de cumprir o que está na legislação, do salário mínimo vigente, da realização de um dia de trabalho e de um dia de capacitação profissional, o presidente do Sistema Fecomércio-MT autorizou a concessão do benefício do cartão do vale-alimentação em apoio familiar, que será destinado a membro familiar indicado pela pessoa participante do projeto, no mesmo valor que é pago aos colaboradores do Senac-MT. Na medida da oportunidade concedida aos participantes, vem a necessidade de empenho de cada um, para que se dediquem, para que o que projeto possa dar certo, porque ele é único, não tendo conhecimento de nenhum outro com a mesma estrutura e oportunidade aos participantes. E para dar certo, depende exclusivamente do desempenho e do nível de comprometimento de cada participante, por isso, contamos com a colaboração dos participantes, acreditamos que a educação, trabalho e oportunidades como essas, podem transformar vidas”, pontuou a advogada.

    A servidora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Patrícia Bachega, destacou os esforços do GMF, do qual é colaboradora, do desembargador Orlando Perri e do juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Geraldo Fidelis, na viabilização do ‘Senac Integra’ e compromisso com o sucesso da iniciativa. “Todos nós estamos juntos nesse projeto, que é único, e proporciona acesso às oportunidades, e o nosso trabalho vem justamente para garantir que essas pessoas tenham seus direitos garantidos por lei”, reforçou.

    O ineditismo do programa e seus pilares de atuação foram elencados pelo presidente da Funac, Winkler de Freitas, ressaltando os da Funac e o alinhamento ao Senac Integra “O trabalho, que dignifica a pessoa; a educação, que ninguém pode tirar do outro; a família que é a base, e a espiritualidade, que alimenta a alma. As oportunidades não são dadas, elas devem ser conquistadas, por isso, cada um deve fazer um caminho reto. É o único projeto do Brasil que paga para o reeducando um salário-mínimo e R$ 1 mil de ajuda às famílias, sem falar na capacitação profissional que será ofertada”, frisou Winkler.

    O projeto está sendo valorizado pelos participantes. “Quero agradecer ao Senac e a Funac por esta oportunidade! A gente tem que olhar lá na frente e também fiscalizar as nossas ações”, disse L.G.S, de 59 anos. Para M.J.S., de 36 anos, o ‘Integra’ possibilita uma nova perspectiva de vida. “Nós que estamos dentro do sistema prisional sabemos que existem vários empecilhos, mas tenho certeza que cada um que foi selecionado está determinado a abraçar esta causa e mostrar sua capacidade”, conata ele.

    Também participaram dos encontros e tiveram falas importantes de conscientização aos participantes do programa a diretora-executiva da Funac, Beatriz Dziobat; a policial penal, Heloíse Monteiro; o coordenador da Rede de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (Raesp) e presidente da Associação Mais Liberdade, Sandro Lohmann; todos envolvidos diretamente nas ações, auxiliando o Senac-MT e sua equipe para o alcance dos melhores resultados do ‘Senac Integra’.

    Do Senac-MT, ainda estiveram presentes os gerentes de Gestão de Pessoas e de Marketing e Comunicação, Crisley Costa e Sandro Cassiano, respectivamente; o engenheiro, Felipe Gaona; os coordenadores de Serviços Educacionais e de Relações Trabalhistas da instituição, Fernando Paixão e Patricia Oliveira, respectivamente; a analista de engenharia, Tauany da Costa; e o artífice de manutenção, Genilson José da Silva.

    Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL