São Paulo — Um levantamento realizado pela Forbes Advisor lista a cidade de São Paulo como a 17ª menos segura para turistas entre 60 destinos internacionais pesquisados. Outra cidade brasileira, o Rio de Janeiro, aparece na 15ª posição do ranking.
A elaboração da lista foi feita a partir da comparação de sete métricas principais, incluindo as seguintes: risco de crime, risco para a saúde, risco de segurança pessoal, risco de desastre natural e a classificação de segurança em viagens do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Esse último item é o que tem maior peso na pontuação: 20%.
Depois, os riscos de crime, de segurança pessoal e de segurança sanitária equivalem a 17% da nota de cada cidade. A segurança da infraestrutura e o risco de desastre natural equivalem, cada um, a 10%. E, por fim, o risco de segurança digital determina 9% da pontuação.
Quanto mais alta a nota, menos segura é a cidade. Caracas, na Venezuela, com 100 pontos é a primeira da lista, seguida de Karachi, no Paquistão (93,12) e Yango, no Myanmar (91,75). São Paulo alcançou 75,40 e Rio de Janeiro, 75,59.
Na outra ponta do ranking, estão as cidades consideradas mais seguras: Cingapura (0), Tóquio, no Japão (10,72) e Toronto, no Canadá (13,6).
Top 10 menos seguras
- Caracas, Venezuela
- Karachi, Paquistão
- Yangon, Myanmar
- Lagos, Nigéria
- Manila, Filipinas
- Dhaka, Bangladesh
- Bogotá, Colômbia
- Cairo, Egito
- Cidade do México, México
Top 10 mais seguras
- Cingapura, Cingapura
- Tóquio, Japão
- Toronto, Canadá
- Sydney, Austrália
- Zurique, Suíça
- Copenhagen, Dinamarca
- Seul, Coreia do Sul
- Osaka, Japão
- Melbourne, Austrália
- Amsterdã, Holanda