Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann bateu de frente com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após ele afirmar que o partido continua na “zona de rebaixamento” nas eleições municipais. A legenda conquistou apenas uma capital, Fortaleza, e 252 prefeituras no país – melhorou frente a 2020, mas ficou em nono em número de prefeitos eleitos.
“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas na minha avaliação não saiu ainda do Z4 [zona de rebaixamento] que entrou em 2016 nas eleições municipais”, afirmou Padilha a jornalistas após reunião com Lula e Gleisi. Mais tarde, a presidente da legenda reagiu. “Pagamos o preço, como partido, de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema-direita.
Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, postou Gleisi. “Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam.” (Folha)