O primeiro fim de semana de agosto deve ser marcado por um calor intenso em grande parte do Brasil. Apesar de ainda estarmos no inverno, uma massa de ar quente e seco segue avançando pelo país, afetando, sobretudo, a faixa centro-sul. Em algumas cidades, segundo o Climatempo, os termômetros podem ultrapassar os 40ºC.
Segundo a previsão, áreas do Rio Grande do Sul, faixa oeste de Santa Catarina, Paraná, sul e oeste do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso devem apresentar temperaturas até 5ºC acima da média ao longo dos próximos três dias. Em boa parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o aumento será de até 3ºC.
Além do tempo quente, a chuva deve ficar ausente até domingo (4), quando retornará pelo Rio Grande do Sul. A maior parte do Brasil, no entanto, não deve ter chuva, dando espaço para o tempo seco. Moradores do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte devem ficar atentos, já que a umidade relativa do ar cairá a níveis críticos nos próximos dias.
Veja os principais cuidados durante o período de baixa umidade do ar:
Umidade entre 30% a 20%
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes com água;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
- Beber bastante água.
Umidade entre 20% a 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Umidade abaixo dos 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências, entre outras;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre as 10h e 16h;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente, quarto de crianças.