sábado, abril 20, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    PRESIDENTE DA AUDICOM-MT É RECEBIDO POR PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MP DE SANTA CATARINA

    Em missão institucional à Florianópolis (SC), o presidente da AUDICOM-MT, Angelo Silva de Oliveira, visitou o promotor de Justiça, Samuel Dal-Farra Naspolini, no Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), do Ministério Público Estadual de Santa Catarina (MPSC). A ocasião foi oportuna para uma troca de experiências e relatos das conquistas que cada instituição tem colhido com ações concretas em prol da defesa do interesse público.

    Na agenda, Angelo conheceu os bons resultados do Programa Unindo Forças, que visa fortalecer a atuação da Unidades de Controle Interno (UCI) nos municípios, implementando dessa forma uma série de medidas e ações que garantem a prevenção contra a corrupção sobre o dinheiro público. O Unindo Forças segue as diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCLLA), que é uma ação de inteligência e integração coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Entre as ações da ENCLLA, em 2017, foi estabelecido como diretriz nacional a meta para o desenvolvimento de ações que permitam apoiar a implementação do sistema de controle interno nos Estados e municípios.

    Em contrapartida, Angelo contou as principais conquistas da AUDICOM-MT nos últimos anos, além de compartilhar os avanços trazidos pelo Programa Aprimora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O Aprimora possui uma metodologia de avaliação dos Controles Internos, que oferece apoio técnico para implementação, funcionamento e avaliação desses controles.

    “Foi uma experiência muito positiva o encontro com o Dr. Samuel, membro do MPSC, pois demonstrou que a luta por aprimoramento e união de forças para combater a corrupção, por meio dos controles externo, interno e social, é uma realidade que se fortalece a cada dia no país. Nosso objetivo e continuar firmes nesta honrosa atividade de proteção ao patrimônio público, e acima de tudo encontrar meios cada vez mais eficazes para melhorar nossa sociedade”, enfatiza Angelo.

    Angelo esteve em Florianópolis (SC) entre quarta (20) e sexta (22), representando a AUDICOM-MT no 1º Seminário de Práticas do Controle Interno Municipal, realizado pelo Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, o IGAM. No evento, a trajetória da AUDICOM-MT foi contada como case de sucesso como categoria de classe em luta pelas prerrogativas dos controladores internos municipais de Mato Grosso.

    A visita institucional também contou com a presença do servidor do Município de Cruzeiro do Sul (AC), Tárcito de Oliveira Batista, que também estava em Santa Catarina para participar do seminário.

    Por Vinícius Bruno / Assessoria

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL