A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde dessa sexta-feira (27), uma apreensão recorde de 28 toneladas de maconha em Amambai (MS), município no Mato Grosso do Sul. Essa é a maior apreensão da droga neste ano, superando o recorde anterior, que era de 26 toneladas, registrado em maio no mesmo estado.
O motorista do caminhão foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas, após informar que recebeu a carga em Ponta Porã (MS) e que destino final era o Rio Grande do Sul. A ação contou com o apoio logístico do Exército Brasileiro, que colaborou através da 4ª Brigada de Cavalaria em Amambai. O homem foi encaminhado a uma delegacia e deve passar por audiência de custódia.
A operação foi realizada por uma equipe de policiais que, com base em análises de risco da inteligência, abordou um caminhão com dois semirreboques. Durante a fiscalização, os agentes descobriram a maconha escondida em meio a um carregamento de milho. No total, foram contabilizados 28.280 quilos da droga, o que representa a quinta maior apreensão da história da PRF.
Ao longo desta semana, a PRF apreendeu mais de 52 toneladas de maconha em todo o Brasil. Parte desse volume é resultado de outra apreensão significativa realizada na última quinta (26), na divisa entre Paraná e São Paulo, onde 14 toneladas da droga foram interceptadas.