O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (3/9) um alerta de umidade relativa do ar abaixo de 12%. Os estados podem enfrentar um grande risco de incêndios florestais e problemas de saúde.
A baixa umidade deve persistir entre 13h e 16h (horário de Brasília) em boa parte do Brasil. De acordo com o órgão, é recomendado beber líquidos e, também, “evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas”.
As áreas afetadas são: Centro Goiano, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Leste Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas (SP), Bauru (SP), Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ocidental do Tocantins, Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP) e Sudeste Mato-grossense.
Além dessas localidades, também serão afetadas as áreas do Norte Goiano, Marília (SP), Araraquara (SP), Pantanais Sul Mato-grossense, Noroeste Goiano, Piracicaba (SP), Oeste de Minas, Noroeste de Minas, Oriental do Tocantins, Sudoeste Mato-grossense, Assis, Distrito Federal, Central Mineira, Norte Mato-grossense e Norte de Minas.
Setembro começa com calor
Uma nova onda de ar quente e seco vai prevalecer durante a primeira semana de setembro, começando nessa segunda-feira (2/9). A reta final do inverno, então, será marcada por muito calor em todo o Brasil.
E o período de insolação pode ser mais prolongado, de acordo com o site Climatempo.
Apesar disso, uma nova frente fria deve avançar a partir do dia 19 de setembro, movimentando a atmosfera e trazendo ar com temperaturas mais baixas, o que reduzirá o calor em alguns estados.