“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.” Provérbio popular, que pode ser muito bem aplicado aos 100 dias do fim do “Puxadinho”, como ficou conhecida a Câmara de Vereadores de Rondonópolis nos últimos anos.
Quando o vereador Junior Mendonça (PT) assumiu a presidência da Câmara, reiterou que a outrora facilidade com que o prefeito Zé do Pátio aprovava os projetos de interesse do executivo, com encaminhamentos de urgência urgentíssima que sequer tinham tempo de serem estudados e analisados pela casa de leis e logo entravam em votação estava com os dias contados.
Enquanto o prefeito fazia o que queria da câmara de vereadores, parecendo mais um puxadinho do executivo, e muitos parlamentares estavam insatisfeitos, onde sequer eram recebidos pelo prefeito.
O recado foi dado, por várias vezes o presidente da casa colocou o chefe do executivo em saia justa, exemplo disso durante uma inauguração de uma praça, entre outras coisas disse que não basta inaugurar as obras se que se planeje como será a manutenção destes locais.
Entre outras tantas pautas de endurecimento, Mendonça desde o início destacou que a independência dos Poderes, descrita na Constituição Federal deve manter a harmonia, e o objetivo de tudo isso é evitar o poder fique concentrado nas mãos de uma pessoa, e de certa forma, criando um modelo tirano de gestão.
Nesta última semana com ação direta do presidente Júnior Mendonça que fez emenda ao projeto do executivo, alterou o prazo para pagamento do IPTU, parcela única com desconto, ou a primeira parcela, para o dia 28 de abril.
Enfim neste momento a população pode comemorar os 100 dias do fim do puxadinho, que tanto foi insuficiente aos anseios da população nestes últimos anos.
Onde o executivo mandava e o legislativo obedecia, ao que parece com Junior Mendonça na presidência as coisas são colocadas em seu devido lugar e o puxadinho foi derrubado.