Uma ocorrência policial foi registrada na tarde desta terça-feira (6), após uma mensagem se propagar no WhatsApp com o número (51) 99545441 solicitando um convite para inserir em um grupo de conteúdos exclusivos e pessoas selecionadas utilizando o nome do MARRETA URGENTE.
Os golpistas cadastram o número da vítima em outro aparelho celular. Entretanto, para acessar a conta, é necessário incluir o código de verificação enviado por SMS.
A partir daí, eles entram em contato com a vítima, se passando por representantes do WhatsApp, sugerem que o aplicativo precisa de uma atualização e solicitam o código enviado.
Já em outros casos, eles roubam o nome e a foto da vítima. E utilizam outro número para falar com amigos e familiares, alegando que houve a troca de número. Então, eles se passam pelo usuário, pedindo dinheiro com transferências via PIX.
Dicas para manter sua conta do WhatsApp em segurança
Para manter o WhatsApp seguro, o ideal é ativar a confirmação de duas etapas. Com isso, sempre que for necessário mudar de dispositivo, o aplicativo solicita uma senha de seis dígitos além do código de verificação.
Também é importante manter a foto do perfil pública apenas para os seus contatos. Nas configurações de privacidade, você pode escolher quem vê suas informações públicas do aplicativo como, por exemplo, foto do perfil, status e recado.
Em hipótese alguma compartilhe códigos de segurança ou senhas. Eles são de uso pessoal e intransferível. Além disso, é importante ficar atento aos e-mails e não clicar em links que peçam a redefinição do PIN, caso você não tenha solicitado.
Recebeu mensagem de alguém te pedindo dinheiro? Desconfie, pode ser golpe! Só faça a transferência após entrar em contato por telefone e confirmar a identidade da pessoa que está do outro lado da linha.