terça-feira, fevereiro 20, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Lula recebe “Ditador” Maduro e ignora violações dos direitos humanos na Venezuela

    “Momento histórico.” Foi como o presidente Lula classificou a primeira visita do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil desde 2015. “É o começo da volta do Maduro”, afirmou o petista, que isentou o venezuelano da crise econômica e condenou as sanções contra seu regime. Lula não fez qualquer menção a violações de direitos humanos e políticos, como perseguição, prisão e tortura de milhares de opositores. E fez críticas às sanções contra Caracas.

    “É efetivamente inexplicável um país ter 900 sanções porque o outro país não gosta dele”, disse. “É culpa dos Estados Unidos, que fizeram um bloqueio extremamente exagerado.” Os dois tiveram uma reunião fechada e outra com a presença de ministros. Maduro participa hoje do encontro com líderes da América do Sul e vai propor que defendam a suspensão de todas as sanções e medidas unilaterais contra Venezuela, Cuba e Nicarágua. Para ele, essas políticas são uma forma de “chantagem do dólar”. Uma saída seria a utilização de outra moeda, como o yuan, ou do Banco do Brics. (Estadão)

    A oposição discordou da avaliação de Lula sobre a presença de Maduro no Brasil e não poupou críticas. Parlamentares ligados a Jair Bolsonaro criticaram inclusive o fato de o Tribunal Superior Eleitoral, durante a campanha do ano passado, ter determinado a retirada de inserções que associavam Lula a ditadores como Maduro e Daniel Ortega, da Nicarágua. Poucos foram os governistas que saíram em defesa de Lula. (Folha)

    A diretora da divisão de Américas da Human Rights Watch, Juanita Goebertus, criticou o discurso de Lula. “O autoritarismo na Venezuela não é uma narrativa construída. É uma realidade”, escreveu no Twitter. (Globo)

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL