sábado, maio 23, 2026
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Justiça manda investigar policiais penais de 5 presídios por suspeita de tortura contra detentos em MT

    Policiais penais que atuam em unidades prisionais de Araputanga, Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste e Cáceres devem ser investigados por suspeita de tortura contra detentos, conforme decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando de Almeida Perri, assinada nesta quinta-feira (30).

    A medida determina que a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus-MT) identifique os servidores citados em relatórios elaborados a partir de inspeções realizadas entre os dias 2 e 4 de março de 2026, conduzidas pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/MT).

    A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus-MT) informou que não foi notificada sobre a decisão até esta sexta-feira (1°).

    Conforme a decisão, presos relataram uma série de supostos abusos:

    • uso de spray de pimenta nos olhos;
    • aplicação de gás lacrimogêneo em celas fechadas;
    • nudez forçada;
    • tapas e ameaças;
    • imposição de raspagem de cabelo e barba sob pena de isolamento;
    • disparos de balas de borracha dentro das celas.

    Em fevereiro, a Justiça determinou o afastamento de 14 policiais penais envolvidos em suposta tortura aos reeducandos da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como Ferrugem, em Sinop. À época, o juiz também estabeleceu a exumação do corpo do reeducando Walmir Paulo Brackmann, que morreu depois de inalar um spray de pimenta disparado na penitenciária.

    Dessa vez, ao menos 23 servidores foram mencionados nos relatos: nove na cadeia pública de Araputanga, 11 na unidade masculina de Cáceres e três em Mirassol D’Oeste.

    No documento, o desembargador afirma que as condutas descritas extrapolam o campo administrativo. Com isso, foi determinada a identificação completa dos envolvidos e a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no prazo de até 48 horas após a intimação.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    IPTU 2026 - PREF.RONDONÓPOLIS

    TRANSPORTE PÚBLICO-PREF. RONDONÓPOLIS

    sábado, maio 23, 2026

    BRASIL

    Carregando...