domingo, maio 24, 2026
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Joesley tentou convencer Maduro a se exilar na Turquia, diz jornal

    Uma reportagem do The Washington Post mostra que o empresário brasileiro Joesley Batista viajou a Caracas no fim de novembro de 2025 para tentar convencer o presidente venezuelano Nicolás Maduro a renunciar e aceitar exílio na Turquia como parte de uma saída negociada da crise política no país.

    A tentativa aconteceu meses antes da intervenção militar dos Estados Unidos que resultou na captura de Maduro em janeiro de 2026.

    Segundo a publicação, Batista atuou como interlocutor informal em negociações que incluíam condições estratégicas para os Estados Unidos em troca da retirada de Maduro do poder.

    A proposta levada por Joesley incluía a renúncia imediata de Maduro e a oferta de exílio seguro na Turquia, com garantias de que ele e sua família não seriam extraditados para os Estados Unidos.

    Durante o encontro, também foram discutidos temas como acesso americano a minerais críticos e petróleo venezuelanos e a possível ruptura da Venezuela com Cuba, que manteve forte aliança com o governo de Maduro.

    Fontes ouvidas pelo jornal disseram que, apesar das conversas, Maduro e sua esposa rejeitaram a oferta e mostraram resistência às condições apresentadas por Batista.

    A reportagem destaca que, depois de esgotadas as tentativas diplomáticas e negociações informais, a administração do presidente dos Estados Unidos decidiu pela ação militar que culminou na captura de Maduro em Caracas em janeiro de 2026.

    Representantes da J&F, grupo ligado a Joesley Batista, não comentaram publicamente a atuação dele nessas negociações.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    IPTU 2026 - PREF.RONDONÓPOLIS

    TRANSPORTE PÚBLICO-PREF. RONDONÓPOLIS

    domingo, maio 24, 2026

    BRASIL

    Carregando...