A brasileira Laís Basílio (foto em destaque), de 23 anos, mobilizou o público ao relatar sua luta contra um câncer de medula. Após mais de um ano arrecadando doações por meio de uma vaquinha on-line, onde faturou cerca de 5.890 euros, a jovem admitiu não ter a doença e pediu perdão aos seguidores.
Por meio de um vídeo publicado no Instagram, Laís — que vive na Irlanda — admitiu ter inventado toda a história, que começou a ser divulgada nas redes sociais em dezembro do ano passado.
“Eu estou aqui para arcar com isso e gostaria muito de pedir perdão a toda a comunidade brasileira e toda a sociedade oncológica. Eu espero de verdade que depois que isso passe, vocês continuem tendo apoio”, iniciou.
Laís ainda disse: “Nenhum familiar nem ninguém que esteve ao meu lado diretamente está envolvido nisso. Eu fiz tudo sozinha, fiz tudo do jeito que achei que tinha que ser feito.”
Apesar de não explicar o motivo de ter inventado a farsa, Laís disse que suas pessoas próximas ficaram cientes da mentira recentemente, pouco antes da publicação do vídeo. “Eu preciso de ajuda, eu buscarei”, completou.
Além da vaquinha on-line, Laís também angariou doações por meio de Pix. Não se sabe ao certo o valor arrecadado pela jovem. A jovem chegou a dar entrevistas em podcasts e para a imprensa, relatando a falsa doença.
Revolta
A declaração de Lais gerou revolta em internautas que a acompanhavam e pessoas que se mobilizaram para ajudá-la. Gabriela Cruz, uma das pessoas que engajaram na campanha em prol de Lais, disse ao O Globo:
“O sargento disse que as pessoas doaram dinheiro porque elas quiseram, que isso não poderia ser registrado como fraude. Ele falou que como a vaquinha ainda está aberta, porque ela fica aberta até você bater a meta, as pessoas têm o direito de denunciar e pedir o dinheiro de volta”.