Um incêndio atinge a região da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, nesta quarta-feira (7). A extensão da área atingida ainda não foi informada.
Um fazendeiro que possui uma propriedade ao lado da reserva fez vídeos que mostram a fumaça em meio a mata do local. Ele disse que teme que o fogo chegue até o território dele.
Em nota, o Sesc informou que está fazendo o controle dos focos em parceria com o Corpo de Bombeiros. Segundo eles, as altas temperaturas, baixa umidade do ar e vento forte ocasionaram a expansão do fogo e, mesmo com a detecção e combate, houve propagação do fogo.
Já o Corpo de Bombeiros informou que 21 militares estão atuando no combate ao incêndio, com apoio de dois aviões e cinco caminhonetes.
Incêndios
O comandante-adjunto do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), major Felipe Saboia, explicou que a estiagem severa e a baixa umidade do ar são fatores favoráveis para o surgimento natural de incêndios florestais, então é preciso que a população respeite o período proibitivo.
⚠️Conforme determina a Lei 9.605, o uso irregular do fogo associado ao desmatamento ilegal gera multa de até R$ 7,5 mil por hectare. As multas são aplicadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e chegaram a R$ 40,5 milhões no primeiro semestre deste ano.