ERIK JENNINGS SIMÕES Garimpo ilegal destrói ‘Caribe amazônico’

Garimpo ilegal destrói ‘Caribe amazônico’

Deixadas em paz, as águas do Rio Tapajós na altura de Alter do Chão (PA) são tão límpidas e azuis que valeram à região o apelido de ‘Caribe amazônico’.

Mas o garimpo está destruindo esse paraíso, um dos principais destinos turísticos do estado. Desde o fim do ano o rio está turvo e barrento em decorrência da ação descontrolada de garimpeiros ilegais no Tapajós, mesmo com os criminosos agindo a centenas de quilômetros de Alter do Chão.

Fotografia aérea feita em janeiro mostra águas barrentas do Tapajós em contato com o Lago Verde, em Alter do Chão

E esse não é o maior dano. Para extrair ouro, os garimpeiros usam mercúrio, que contamina água e pode provocar doenças neurológicas. (BBC Brasil)

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias

OVNI’S teriam sido avistados em MT (vídeo)

A questão polêmica de aparição de Ovnis (Objeto Voador não Identificados) em Mato Grosso, ganhou novo capítulo, após imagens circularem nas redes sociais mostrando em Rondonópolis (216 Km de Cuiabá)

RONDONÓPOLIS

“Cobranças para redes sociais e para foto”, diz vereador sobre oportunistas em Rondonópolis

Na próxima semana a última do mês de abril, o prefeito Jose Carlos do Pátio (SD) irá realizar uma grande prestação de contas para a sociedade, com a presença da

RONDONÓPOLIS 1Comentários

GALLI PARTICIPARÁ DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE IDEOLOGIA DE GÊNERO EM RONDONÓPOLIS NESTA TERÇA (24)

Uma audiência pública acontece em Rondonópolis nesta terça feira (24) a partir das 8h30 no plenário da câmara municipal. Na audiência pública em que será debatida a temática de gênero