sábado, julho 20, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Explosão de casos de Dengue no Brasil: Veja como seu Estado está na lista de incidência

    Na última atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 2, o Brasil registrou 262.247 casos prováveis de dengue, um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado. O número representa quatro vezes mais do que o observado na última semana epidemiológica de janeiro de 2023. A situação levou o ministério a instalar um Centro de Operações de Emergência (COE Dengue) na última quinta-feira, 1º.

    O Distrito Federal destaca-se com a maior incidência de casos, apresentando 1147,8 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. Um total de 32.334 pessoas na região estão sob suspeita da doença. Outros estados com alta incidência incluem Acre, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Espírito Santo. O Rio de Janeiro, sétimo na lista, enfrenta uma situação preocupante, levando o prefeito Eduardo Paes a implementar medidas para conter a epidemia.

    Saiba quais são os estados mais afetados pela dengue no Brasil:

    Os casos prováveis de dengue em janeiro deste ano já equiparam os números registrados em anos completos no Brasil. Em 2017 e 2018, o país contabilizou 239.389 e 262.594 casos de dengue, respectivamente.

    Apesar do cenário alarmante, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, negou a existência de uma epidemia nacional de dengue, destacando que a doença tem características socioambientais e depende das condições de proliferação do mosquito.

    “Temos situações epidêmicas, como é o caso do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, Acre, Minas Gerais. Mas a dengue tem uma característica socioambiental, ou seja, que depende do fator mosquito e de condições de proliferação”, disse.

    “E, agora, temos concentração nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mas isso não caracteriza um quadro de emergência nacional, quadro de epidemia nacional, mas de epidemia a nível local”, acrescentou a ministra.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL