sexta-feira, julho 12, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Enem 2024: inscrições terminam nesta sexta-feira (7)

    Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até esta sexta-feira (7) para realizar a inscrição. Segundo o Ministério da Educação, o processo deve ser feito virtualmente, pela Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85, que deve ser paga até 12 de junho, exceto para aqueles que conseguiram isenção.

    Os moradores do Rio Grande do Sul, por sua vez, terão um prazo extra para se inscrever no exame devido às enchentes que atingiram o estado no último mês. Um novo calendário deve ser anunciado em breve ao público, que também terá isenção da taxa de inscrição, inclusive nos casos de justificativa de ausência, na edição de 2023, reprovada.

    Conforme o edital, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O primeiro dia contará com questões sobre linguagens e ciências humanas, além de redação dissertativa-argumentativa, enquanto o segundo dia terá perguntas sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo, serão 90 questões, sendo 45 em cada dia.

    A aplicação do exame será feita em universidades espalhadas por todo o Brasil. Os locais de prova serão divulgados futuramente, quando as inscrições forem encerradas.

    Confira o cronograma completo do Enem 2024:

    • Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024
    • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
    • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
    • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
    • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
    • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
    • Resultado do recurso: 27/6/2024
    • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
    • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
    • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
    • Divulgação do resultado: 13/1/2025

    Para que serve o Enem?

    O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de iniciativas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

    Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades e institutos politécnicos, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL