segunda-feira, julho 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    CAT Sorriso e Agro Baggio-John Deere finalizam obras da primeira nascente revitalizada do Rio Lira em MT

    Com o objetivo de melhorar a qualidade, aumentar a vazão e revitalizar nascentes degradadas do Rio Lira – declarado patrimônio histórico e ecológico de Sorriso-MT desde 2013 pela Lei N°2.179 – o CAT Sorriso desenvolve o projeto “Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes”. Este mês, a Associação finalizou as obras da primeira nascente revitalizada, localizada no Sítio Barriga Verde, em Sorriso, tendo como patrocinadora a Agro Baggio-John Deere e parceiro o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Ainda há outras nascentes para revitalizar, à espera de doadores e parceiros.

    No programa estão previstas a construção de curvas de nível, bacias de contenção, plantio de mudas, limpeza, desassoreamento e instalação de drenos, que possibilitam a recarga dos lençóis subterrâneos e, consequentemente, o aumento da disponibilidade hídrica. O “Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes” é uma metodologia de gestão e relacionamento que gera um movimento de sustentabilidade territorial. “É uma relação das pessoas com seu território e delas para com as instituições e políticas públicas. Nossa ideia é tornar o projeto referência para que outros municípios também façam ações como essa”, afirma Darci Ferrarin Junior, presidente do CAT Sorriso.

    Segundo Dudy Paiva, vice-presidente do CAT Sorriso, através do diagnóstico realizado na Bacia do Rio Lira pela Prefeitura Municipal de Sorriso, foi identificado problemas existentes, em especial, a situação de todas as nascentes. “O projeto propõe que sejam aplicadas técnicas com a finalidade de reverter os efeitos negativos, com foco no tocante à revitalização das nascentes, à conservação dos solos, à recuperação de estradas e à dinamização da infiltração das águas das chuvas no solo, visando a melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos nessa bacia”, comenta Dudy.

    Além disso, reforça que o trabalho de colaboração e aceitação dos produtores é essencial para o sucesso do projeto. Afinal, a maioria das nascentes encontra-se em áreas privadas e muitos produtores têm no Lira seu grande aliado, já que ele fornece água para as propriedades e para o manejo dos animais. Os produtores que contam com propriedades com nascentes do Lira podem entrar em contato direto com a Associação para combinar e permitir a revitalização.

    “A parceria da Agro Baggio com o CAT Sorriso é de suma importância. Estamos falando em preservar um recurso que até então acreditamos que pode ser finito, que é a água potável, o símbolo da vida. Este projeto veio para complementar outras iniciativas da John Deere, como o ‘Juntos por um Brasil Mais Verde’, que propõe que para cada máquina entregue, a Agro Baggio deve plantar uma muda de qualquer espécie de árvore e a John Deere mais outras duas árvores. Nossa missão é oferecer soluções seguras e diferenciadas para o agronegócio, buscando sempre a satisfação dos nossos clientes, promovendo, inclusive, o desenvolvimento sustentável na região”, explica Jones Eduardo Escobar, Gerente de Marketing Estratégico da Agro Baggio.

    O programa vem sendo realizado em 4 fases: Avaliação das condições, Ações de intervenção, Ações ambientais e Monitoramento e avaliação, e o valor do investimento para quem deseja participar do projeto é de 60 cotas de 10 mil dólares. Para mais informações, acesse: www.catsorriso.org.br.

    Sobre o CAT Sorriso

    O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 19 anos de atuação, a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

    Assessoria

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL