segunda-feira, março 4, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Brasil vive período de investimentos perdidos

    Dados atualizados do Sistema de Contas Nacionais do IBGE consolidados no Indicador Ipea mostram que o Brasil vive uma década perdida de investimentos, com dificuldades para elevar o estoque de capital da economia, essencial para iniciar um novo ciclo de desenvolvimento.

    O investimento mal cobre as perdas com a depreciação de máquinas, equipamentos e da infraestrutura devido ao seu uso. Depois de uma recuperação em 2021, o investimento líquido, que já desconta a perda da depreciação, voltou a ser negativo.

    Houve queda em 2022 frente ao ano anterior e retratação até fevereiro de 2023, na comparação mensal. Isso indica que o investimento no período não foi suficiente para reunir os recursos necessários para impulsionar a capacidade produtiva do país, como maquinário das fábricas, rede de saneamento, galpões de varejistas, além de rodovias. Em março, o investimento passou a cobrir a depreciação e a ficar positivo, mas arrefeceu no segundo semestre.

    Em setembro, o investimento líquido registrou alta de apenas 0,2% em relação a igual mês do ano anterior. “Foi uma queda tão acentuada que, pela primeira vez na história, os investimentos líquidos ficaram negativos —ou seja, houve queda de estoque de capital, que era algo inédito na nossa série que começa em 1947”, afirma o economista José Ronaldo de Souza Júnior, do Ipea. (Folha)

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL