A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta de que e-mails indicando a realização de vistorias em empresas, com o remetente “[email protected]”, são fraudulentos e não foram enviados pela agência, da mesma forma que outros supostamente da autarquia abordando assuntos como solicitações de pagamento.
A Anvisa tem recebido denúncias e solicitações de informações sobre o recebimento dessas mensagens falsas e ressalta que é tentativa de fraude.
“Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados”, pontua o comunicado.
“Assim, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos”.
Nos e-mails indicando realização de vistorias sobre os quais a autarquia foi informada, varia o número do procedimento, como vistoria 67 e vistoria 1405.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta as pessoas que, se receber algum desses e-mails fraudulentos ou similares, não clique em nenhum link e denuncie por meio de um de seus canais oficiais de atendimento, indicados nesta página.