quarta-feira, junho 19, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Ameaçado de extinção, gato-palheiro resgatado em MT deve ganhar namorada em SP

    O gato-palheiro Lion, resgatado em 2022 em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, deve ganhar uma namorada, após ser levado para um zoológico de Sorocaba (SP), segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).

    A espécie é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como “quase ameaçadas” internacionalmente. Já no Brasil, o ICMBio-MMA classifica como ameaçada de extinção, na categoria “vulnerável”.

    Lion foi encontrado ainda filhote, sem a mãe e com poucas chances de sobrevivência. Na época, o animal silvestre foi resgatado e levado para Cuiabá, onde ficou sob a tutela de uma cuidadora.

    O gato- palheiro chegou em território paulista em abril e está se adaptando à nova casa, reconhecendo o habitat, aprendendo a caçar e a escalar em um ambiente que se sinta seguro. Depois, o animal será apresentado à “namorada” e ficará em um recinto com ela.

    A transferência de Lion para São Paulo é para reprodução da espécie e atende às recomendações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Pequenos Felinos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

    Gato-palheiro

    Todas as cinco espécies de gato-plaheiro que existem ocorrem na América do sul, mas somente duas vivem no Brasil. O Leopardus braccatus abriga o Cerrado e o Leopardus munoai se distribui pelo Pampa, quase na divisa com o Uruguai.

    As espécies brasileiras são classificadas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como “Quase ameaçadas” internacionalmente e pelo ICMBio-MMA como ameaçadas de extinção no Brasil, na categoria “Vulnerável”.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL