Recentemente, uma grave denúncia sobre falsificação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e exercício ilegal da profissão de engenheiro civil veio à tona em Rondonópolis. A informação e documentação obtida com exclusividade pelo MARRETA URGENTE, foi encaminhada ao prefeito Zé do Pátio, por meio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), que identificou indícios de irregularidades em projetos apresentados à Prefeitura.
Após consulta em seu banco de dados, o Crea-MT confirmou que o responsável pela assinatura da ART, não correspondia ao nome registrado no conselho, caracterizando uma ação ilegal. Além disso, o suspeito apresentou um Relatório de Impacto sobre o Tráfego Urbano que também foi considerado suspeito. A conduta configura não apenas falsificação de documento público, mas também o exercício ilegal da profissão de engenheiro, colocando em risco a segurança e integridade das obras.
Diante da gravidade da situação, o Crea-MT solicitou o imediato cancelamento de todos os projetos e serviços técnicos de engenharia apresentados por esse profissional ao município de Rondonópolis. Além disso, a autarquia pediu a exclusão de qualquer aprovação ou registro que tenha se baseado em documentos fraudulentos.
O Ministério Público também foi acionado e está tomando as devidas medidas judiciais para tratar do caso. As autoridades destacam que a atuação de indivíduos não qualificados pode comprometer a segurança das obras e, consequentemente, a saúde e o bem-estar da população rondonopolitana.