terça-feira, fevereiro 27, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Alemanha corta ajuda à UNRWA, acusada de ligação com Hamas

    A Alemanha se juntou aos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Canadá e outros países e anunciou neste sábado, 27, a suspensão de seu financiamento à Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina (UNRWA) em Gaza após acusações de Israel de que funcionários da entidade estão envolvidos no ataque do Hamas de 7 de outubro

    “Enquanto não for esclarecido, a Alemanha e em acordo com outros países doadores, não irá fornecer temporariamente o seu aval para novos meios para a UNRWA em Gaza”, anunciaram em comunicado conjunto os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento.

    Na sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram que iriam “suspender temporariamente” todos os futuros financiamentos à agência da ONU responsável pela distribuição de ajuda aos civis na Faixa de Gaza.

    O país foi um dos maiores doadores em 2022, assim como a Alemanha, a União Europeia e a Suécia. O Departamento de Estado dos EUA afirmou estar “extremamente preocupado” com as alegações envolvendo 12 funcionários da UNRWA.

    Apenas os EUA doaram 343,9 milhões de dólares neste ano. A Alemanha doou 202 milhões de dólares.

    O que a UNRWA faz?
    A UNRWA – Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo — foi fundada em 1949, após a Guerra Árabe-Israelense de 1948. Iniciou suas operações em maio de 1950.
    Com cerca de 30 mil funcionários, a agência da ONU fornece educação, cuidados de saúde e serviços sociais a refugiados palestinos na Jordânia, na Síria, no Líbano, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

    Como a UNRWA é financiada?
    A agência recebe quase todo o seu orçamento de doações voluntárias de estados membros da ONU. Em 2022, de acordo com o site da entidade, as doações totalizaram 1,17 bilhões de dólares. Em janeiro de 2023, a organização apelou à comunidade global para aumentar o seu orçamento para 1,63 bilhões de dólares.

    Os EUA, a Alemanha, a União Europeia e a Suécia foram os maiores doadores individuais da agência neste ano, contribuindo com 61% do seu financiamento global.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL