sexta-feira, abril 19, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    A mulher e a música em Rondonópolis 

    Por Eduarda Dantas

    O empoderamento feminino pode ser verificado em diversos setores da sociedade. No segmento artístico essa forma de se posicionar é observada de uma maneira ainda mais evidente. Na música nacional, por exemplo, cantoras, compositoras, instrumentistas e grupos têm defendido a bandeira da ocupação pelas mulheres de espaços que, até então, eram majoritariamente ocupados por homens.

    Na ultima década muitas mulheres se destacaram no cenário musical nacional por suas interpretações, composições e talento, bem como, sua facilidade em falar do universo feminino, retratando, através de canções os amores, relacionamentos e dificuldades.

     A população brasileira é composta por cerca de 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens, o que, respectivamente, corresponde a 51,5% e 48,5% da população residente no país e, seguindo a mesma linha, em Rondonópolis as mulheres representam 50,27% da população local, número pouco maior que o de homens, que representam 49,73% do total de habitantes e, mesmo sendo a maioria, a participação feminina na música local ainda enfrenta o machismo que permanece bastante vivo no gênero musical.

    Isso é fácil de ser percebido, basta se propor a passear pelos diversos bares, pubs e casas de show numa noite de sexta-feira e/ou sábado e apontar quantas mulheres estão a frente do musical oferecido. Isso se deve ao monopólio masculino que fecha as portas para o talento feminino e a resistência da própria classe que não se une para quebrar tabus, por medo de retaliação ou, simplesmente, para evitar o desgaste.

    O fato é que, mesmo na era de Marília Mendonça, Luisa Sonsa, Maiara e Maraisa, Simone Mendes e tantos nomes de expressão na musica atual, a mulher artista, cantora, continua ocupando papel secundário, especialmente em Rondonópolis, muitas vezes implorando por uma oportunidade de mostrar seu talento e quando as tem, enfrentando a resistência masculina que, diferentemente da mulher, se unem para garantir seu exclusivo espaço ao sol.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL