domingo, abril 28, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Mãe e empresária: como implantar processos gerenciais para facilitar a rotina

    De acordo com dados da pesquisa “Empreendedorismo no Brasil – Um recorte de gênero nos negócios (2019)”, realizada pela Rede Mulher Empreendedora, 59% das mulheres que empreendem são casadas e, dessas, 52% são mães. A pesquisa também revelou que a dupla jornada é uma realidade para 66% das empreendedoras.

    “No entanto, essa sobrecarga não precisa ser um obstáculo para o sucesso empresarial”. De acordo com Deiah Rodrigues, empresária com especialização internacional em Processos Gerenciais (CBPP), a aplicação de boas práticas de gestão pode otimizar o tempo e acelerar os resultados na vida pessoal e profissional das mães empresárias.

    Nesse contexto, os processos gerenciais podem ser uma ferramenta fundamental para auxiliar as mães empresárias a gerenciarem melhor o seu tempo e a conciliarem as responsabilidades profissionais e familiares. A adoção de processos bem estruturados pode permitir uma maior eficiência e produtividade nas atividades empresariais, liberando tempo para que as mães possam se dedicar à família e a si mesmas, ressalta a especialista.

    A pesquisa aponta que 49% das mulheres iniciam um negócio sem planejamento e apenas 34% se sentem capazes de planejar, e por este motivo, Deiah esclarece que a gestão de processos pode ajudar as mães empresárias a terem uma visão mais clara do seu negócio, permitindo identificar oportunidades de melhoria e de crescimento. A implementação de processos bem definidos pode ainda contribuir para a redução de custos, o aumento da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e a melhoria da satisfação dos clientes.

    A primeira etapa para a implementação de processos gerenciais eficientes é a análise dos processos existentes na empresa. Deiah Rodrigues destaca que “é fundamental identificar gargalos e pontos de melhoria, com o objetivo de estabelecer um fluxo de trabalho mais ágil e eficaz. Além disso, é importante que as empreendedoras estejam abertas a novas tecnologias e ferramentas que possam automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades estratégicas”.

    Outro ponto-chave é a delegação de tarefas. Muitas vezes, as empreendedoras tentam assumir todas as responsabilidades da empresa, o que pode levar a uma sobrecarga e afetar a qualidade do trabalho. Deiah Rodrigues recomenda que as empreendedoras identifiquem as tarefas que podem ser delegadas para colaboradores ou terceirizados, mantendo o foco nas atividades que agregam mais valor para a empresa.

    No levantamento feito pela pesquisa, 73% das mulheres afirmaram tomar decisões sozinhas sobre o negócio, mas apenas 23% se sentem seguras sobre a gestão financeira, sendo que o principal desafio é gerenciar o tempo entre trabalho e família.

    Para Deiah, uma das estratégias eficazes para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de entrega (de projetos, serviços e produtos), é adotar conceitos de metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban. Essas metodologias são baseadas em ciclos curtos de trabalho, com entregas parciais e feedback constante, o que ajuda a identificar problemas rapidamente e corrigi-los antes que se tornem grandes obstáculos.

    Por fim, é importante que as empreendedoras sejam realistas em relação ao tempo disponível para o trabalho e as atividades pessoais. Deiah Rodrigues enfatiza que é possível ser bem-sucedida no mundo empresarial sem abrir mão da qualidade de vida e do tempo dedicado à família. Para isso, é necessário estabelecer uma rotina equilibrada, com horários definidos para trabalho e lazer, e buscar apoio em profissionais ou serviços que possam auxiliar nas atividades domésticas.

    O estudo também revela que as mulheres dedicam à família, 24% de tempo a mais do que os homens, o que reforça a visão da especialista que “a aplicação de processos gerenciais eficientes pode ser uma estratégia poderosa para acelerar os resultados da empresa e reduzir a jornada dupla de trabalho das empreendedoras que são mães. Com análise de processos, automação de tarefas, delegação de responsabilidades, metodologias ágeis e rotina equilibrada, é possível alcançar o sucesso empresarial e pessoal.”

    Deiah encerra, afirmando que “A gestão de processos é uma atividade essencial em qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento de atuação, mas para as mães empresárias, o gerenciamento adequado de processos pode ser ainda mais crucial, pois elas enfrentam desafios adicionais na conciliação entre vida pessoal e profissional.”

    Mais informações em www.elaacelera.com.br
    Instagram @elaacelera

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL