segunda-feira, março 4, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Venezuela e Guiana| Mercosul e EUA intervêm na crise

    “Profunda preocupação com a elevação das tensões.” Essa foi a mensagem central do comunicado emitido ontem sobre a disputa entre Venezuela e Guiana, no final da cúpula do Mercosul e países associados. Lideranças de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, membros do bloco, além de Chile, Colômbia, Equador e Peru, alertaram que “ações unilaterais devem ser evitadas”.

    O texto não foi assinado pela Bolívia, oficializada como novo membro do bloco. “A América Latina deve ser um território de paz e, no presente caso, trabalhar com todas as ferramentas de sua longa tradição de diálogo”, diz o comunicado. A minuta foi proposta pelo presidente Lula na abertura do encontro, no Rio. “Uma coisa que não queremos na América do Sul é guerra”, afirmou. “Estamos acompanhando com crescente preocupação o desdobramento relacionado à questão do Essequibo. O Mercosul não pode ficar alheio à situação.” (Globo)

    Horas antes, militares dos Estados Unidos e da Guiana realizaram exercícios aéreos conjuntos na região de Essequibo. Segundo a embaixada americana em Georgetown, as operações são de rotina e têm o objetivo de aprimorar a parceria militar e “fortalecer a cooperação regional”. Os exercícios estão em linha com as declarações do presidente guianense, Mohamed Arfaan Ali, de busca por aliados para assegurar a defesa da região no “pior cenário possível”. O Conselho de Segurança da ONU vai se reunir hoje para abordar o conflito territorial. (Estadão)

    O governo da Venezuela classificou como “provocação” os exercícios militares conjuntos. “Esta infeliz provocação dos EUA em favor da ExxonMobil na Guiana é mais um passo na direção errada”, afirmou Vladimir Padrino López, ministro do Poder Popular para a Defesa. Ainda ontem, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, ligou para o presidente guianês para expressar apoio à Guiana e debater a “cooperação robusta” na área de segurança. (g1)

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    AMOR ALÉM DA VIDA

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL