Vacinas “magnéticas”Covid-19 : Falsas alegações continuam sendo  espalhadas

Vacinas “magnéticas”Covid-19 : Falsas alegações continuam sendo espalhadas

Alegações falsas de que as vacinas Covid-19 contêm microchips ou são carregadas magneticamente continuam a circular nas redes sociais. As reivindicações estão agora se infiltrando no discurso político off-line.

O exemplo mais recente veio de Sherri Tenpenny, uma das mais notórias influenciadoras antivacinas nas redes sociais. Testemunhando em uma audiência legislativa em Ohio, Tenpenny, que lucrou com teorias da conspiração e que certa vez descreveu as vacinas da Covid-19 como “uma máquina de matar perfeita”, disse aos legisladores que vídeos online virais sugeriam que as vacinas continham uma proteína com “um metal ligado a . ”

“Tenho certeza de que você viu as fotos por toda a Internet de pessoas que fizeram essas fotos e agora estão magnetizadas”, disse ela. Um vídeo de seu testemunho postado no Twitter por um repórter local atraiu pelo menos 3 milhões de visualizações e atraiu cobertura do The Washington Post, The Daily Beast e outros veículos de notícias importantes.

Durante um episódio de um talk show apresentado por Stew Peters, do Red Voice Media, Jane Ruby, que se descreveu como tendo formação médica, afirmou que o magnetismo estava sendo intencionalmente adicionado às vacinas Covid-19. Um clipe de seus comentários postado no BitChute em 7 de junho foi visto pelo menos 40.000 vezes. A Red Voice Media compartilha regularmente desinformação e teorias de conspiração.

Falsas narrativas sobre vacinas magnéticas ganharam destaque no mês passado por meio de vídeos virais no TikTok e outras plataformas, levando a checagens de fatos da Reuters, Snopes e outros. As afirmações de Tenpenny, Ruby e outras figuras influentes são um lembrete de que a desinformação persiste, apesar de desmascaramentos rápidos e frequentes.

Redação com First Draft

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques

O protesto das prostitutas por vacina em BH

Quase duas mil prostitutas de Belo Horizonte paralisaram suas atividades em protesto pela vacinação da categoria. Elas querem ser incluídas no grupo prioritário para imunização contra o coronavírus, alegando se arriscarem

Destaques 0 Comentários

JOÃO DE DEUS TEM PRISÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA

A Justiça de Goiás acaba de determinar a prisão preventiva do médium João de Deus. O médium João Teixeira de Faria, 76, o João de Deus,  responde por uma série

Destaques 0 Comentários

ONU NÃO DÁ IMPORTÂNCIA AO PROCESSO DE LULA E ENTERRA ESPERANÇAS PETISTAS

A ONU adiou mais uma vez a análise do caso de Lula. Enquanto os advogados do petista condenado LULA, querem que a entidade avalie a situação do ex-presidente que, segundo