Vacina: Airbus da Azul vai a Índia  buscar 2 milhões de doses

Vacina: Airbus da Azul vai a Índia buscar 2 milhões de doses

O governo brasileiro ultima os preparativos para buscar os dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na Índia, em voo especial da empresa aérea Azul que sairá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h desta quinta-feira (14) com destino ao Recife (PE), de onde partirá direto para Mumbai, na Índia.

Se acordo com nota conjunta dos ministérios da Saúde, da Defesa e das Relações Exteriores, as vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado (16) no Aeroporto do Galeão (RJ).

O Airbus A330neo, a maior aeronave da frota da Azul, estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses de acordo com as recomendações do fabricante, e voará cerca de 15.000 quilômetros até o seu destino.

As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A vacina da AstraZeneca/Oxford será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

O Ministério da Saúde recebeu o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, por meio das empresas Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina contra Covid-19.

O Ministério das Relação Exteriores, por meio da Embaixada em Nova Delhi, realizou gestões junto às autoridades indianas e ao Instituto Serum da Índia, em seguimento à carta do presidente Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro Narendra Modi, do dia 8 deste mês.

A segurança de todo o transporte em terra até os estados terá o apoio do Ministério da Defesa.

Tanto com a Índia quanto com o Reino Unido o Brasil tem mantido frequentes contatos em alto nível, segundo a nota conjunta dos três ministérios, “pautados por espírito de solidariedade e cooperação no enfrentamento da pandemia de Covid-19.” (DP)

Redação com DFmobilidade

Talvez você também goste

Destaques

Policiais evitam furto de transformador em comunidade rural de Santo Antônio do Leverger

Policiais da 3ª Companhia de Santo Antônio do Lerver (a 34 km de Cuiabá)  recuperaram nesta terça-feira (19.01), um transformador de energia e fios elétricos, na comunidade rural de Sangradouro.

Brasil

REDE HOSPITALAR SATURADA NO AMAZONAS

E o Amazonas pode ser o primeiro estado do Brasil a saturar a rede hospitalar. Segundo o governo estadual, 95% dos leitos disponíveis nos quatro principais hospitais públicos de Manaus já estão ocupados,

Política 0 Comentários

GALLI ANTECIPOU PAUTA MUNDIAL SOBRE JERUSALÉM

No primeiro semestre de 2017, o deputado federal Victório Galli (PSC/MT) defendeu em discurso no plenário da câmara dos deputados que o Brasil realizasse a mudança da embaixada brasileira em