No centenário de Ueze Elias Zahran, fundador do Grupo Zahran e pioneiro do mercado televisivo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, uma homenagem musical celebra sua vida e legado. A canção, criada pelos compositores Pescuma Morais, Ulisses Serotini e Cícero Mariano, enaltece a trajetória do empresário, e foi apresentada neste domingo (25) durante o evento que homenageou Zahran, em Cuiabá.
Intitulada “Ueze Zahran, 100 anos”, a música conta a história de Zahran de maneira poética e envolvente, passando por momentos marcantes de sua carreira e vida pessoal. A letra destaca a fundação da Copagaz, que começou como uma pequena distribuidora de gás e se tornou uma gigante do setor energético, a Copa Energia, abrangendo hoje as marcas Copagaz e Liquigás.
A homenagem também menciona a criação da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), que ajudou a integrar o Centro-Oeste e a levar informação de qualidade à população.
Segundo o cantor Pescuma, a canção tem uma estrutura musical que reflete a riqueza cultural da região.
“Procuramos enaltecer a trajetória de vida exemplar de Ueze, de uma forma poética e ao mesmo tempo histórica. A melodia está dividida em três ritmos: começa com uma balada,passa pelo chamamé e encerra numa polca paraguaia”, explicou.
A interpretação será realizada pelo trio Pescuma, Henrique e Claudinho, acompanhados pela Orquestra do SESI MT e com a participação especial do acordeonista mato-grossense Ligeirinho. O arranjo musical foi elaborado pelo Maestro Fábio.
Ao longo da letra, a figura de Zahran é exaltada como um líder de rara visão, cujas sementes de inovação e trabalho árduo deram frutos que ainda hoje beneficiam a sociedade. Confira a letra completa da canção abaixo:
Ueze Zahran, 100 anos
“Há seres humanos abençoados
Que vem ao mundo para brilhar
Pra espalhar sementes do bem
Lutar, vencer e conquistar
Nas terras do Pantanal
No coração do Brasil
Surgiu um líder empresarial
Como nunca outro se viu
Ueze Elias Zahran
Um home de rara visão
Que fez da pequena Copagaz
Uma gigante em ação
Integrou o Centro Oeste
Com a Rede Matogrossense de Comunicação
E criou ainda a Copaza
Indústria pioneira na transformação
Sempre ao lado de Dona Lucila
Amor e vida do seu coração
Ombro a ombro com os irmãos
Cresceu e ganhou o respeito da nação
Ueze plantou com sabedoria
As sementes do amanhã
Irrigou seus sonhos com trabalho
E colheu o grupo Zahran
Ueze Elias Zahran
Sua visão ainda nos guia
Seu exemplo de liderança
Norteia o nosso dia a dia
Viva Ueze Zahran
100 anos de glória
Viva Ueze Zahran
Patrimônio da história”