O número de vítimas das enchentes causadas pelo Tufão Yagi em Mianmar chegou a pelo menos 113 mortos, informa o governo do país. Ao menos 320 ml pessoas foram deslocadas por conta das enchentes e 64 ainda estão desaparecidas após a tempestade mais forte que atingiu a Ásia este ano. As infromações são do The Guardian.
De acordo com o porta-voz do governo, Zaw Min Tun, “o governo está conduzindo uma missão de resgate e reabilitação.” Estima-se que o número de vítimas em deslizamentos de terra seja maior, porém a coleta de informações tem sido desafiadora devido à infraestrutura danificada e linhas telefônicas e de internet inoperantes.
O Tufão, e suas consequências climáticas, produziu um rastro de desastres por onde passou. No Vietnã, país mais afetado pelo Tufão Yagi, inundações e deslizamentos de terra na última semana, provocados pelo fenômeno, deixaram 197 mortos.
Em Mianmar, as inundações começaram na última segunda-feira (9/9). “A região central de Mianmar é atualmente a mais atingida, com vários rios e riachos fluindo das colinas de Shan”, afirma o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Tufão Yagi
O Vietnã foi o país mais afetado pelo Tufão Yagi. As inundações e deslizamentos de terra, provocados pelo fenômeno, deixaram 197 mortos apenas no país. Na capital, Hanói, mais de 15 mil pessoas foram afetadas pelas inundações. Ao todo, 128 pessoas continuam desaparecidas.