segunda-feira, julho 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Thiago Silva reúne com Secretário e reivindica ampliação do atendimento da rede de saúde mental

    Preocupado com a necessidade de ampliação do atendimento da população na área da saúde mental, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) reuniu com o Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para debater ações que amplie o atendimento da rede de saúde mental e o cumprimento da lei 11377/2021, de autoria do parlamentar, que trata da Rede de Atenção às pessoas com Esquizofrenia e demais doenças mentais. 

    De acordo com a lei, a rede tem o objetivo de garantir a atenção de forma integral às pessoas com doenças mentais, realizando ações para defesa e garantia de direitos, proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação psicossocial, inclusão, trabalho e geração de renda. 

    Segundo Thiago Silva, muitas pessoas adoeceram após a pandemia, e o Estado precisa de políticas públicas assertivas que possam amenizar o sofrimento que a população tem sofrido. “Acredito que o Governo deva ampliar os repasses para hospitais de excelência na área, como é o caso do Paulo de Tarso, em Rondonópolis, que necessita da ampliação e uma grande reforma. A saúde mental é um direito de todo cidadão, e no parlamento temos trabalhando para levantar essa pauta e ampliar o atendimento humanizado a pessoas que sofrem de doenças mentais e seus familiares”, pontuou o deputado.

    O secretário Gilberto informou que o Estado está realizando um levantamento técnico para definir as prioridades de investimento na área da saúde mental, em 2024. “A cobrança do deputado é pertinente, pois vemos que muitas famílias estão adoecidas, e precisamos ampliar o atendimento. O Hospital Paulo de Tarso realiza um importante trabalho na área e nosso objetivo é continuar fortalecendo a unidade de saúde, que hoje é uma referência para todo Mato Grosso”, comentou o gestor.

    HOSPITAL REGIONAL

    O parlamentar também aproveitou a agenda para reforçar a cobrança junto a Figueiredo sobre a necessidade da construção de um novo Hospital Regional, em Rondonópolis. “Infelizmente aumentaram significativamente os acidentes de trânsito em nossa cidade, o que acaba congestionando o atendimento pelo SUS no Regional, que recebe diariamente pacientes de 18 cidades da região. Precisamos de uma solução emergencial, pois as pessoas têm sofrido com a demora na realização de cirurgias e no atendimento em áreas como a ortopedia”, disse.

    O secretário informou ao deputado que, de fato, Rondonópolis necessita hoje de uma nova unidade de saúde estadual, pois o atual Hospital Regional não possui mais área para a ampliação. “Sabemos que hoje Rondonópolis é responsável pelo atendimento dos municípios das regiões sul e sudeste, e iremos reforçar a cobrança do deputado junto ao governador para que o Governo possa fazer este investimento, que desafogará o atendimento da população que reside na região”, finalizou.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL