As Forças de Defesa de Israel (FDI) iniciaram uma operação por terra no Líbano nesta segunda, 30.
A ação, com o uso de tanques e peças de artilharia, tem início quase um ano após o grupo terrorista Hezbollah começar a disparar mísseis e foguetes contra Israel, em solidariedade aos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza.
O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, pediu aos israelenses não divulgarem informações sobre a operação militar, para não colocar em risco a segurança dos militares israelenses.
“Nas últimas horas, houve muitos relatórios e rumores sobre atividades das FDI na fronteira com o Líbano. Pedimos a não transmissão de relatórios sobre as atividades das forças, devido à segurança das nossas forças. Atenham-se apenas aos relatórios oficiais e não espalhem rumores irresponsáveis“, escreveu Hagari nas redes sociais.
De acordo com o Departamento de Estado americano, Israel está “atualmente conduzindo operações limitadas ao longo da fronteira“.
As FDI também divulgaram uma mensagem em árabe para a população libanesa para evacuar três edífícios ligados ao Hezbollah no bairro de Dahiyeh, ao sul de Beirute.
“Se você está nas proximidades desses prédios do Hezbollah, saiba que as FDI agirão com força contra eles. Para sua segurança e a de seus familiares, evacue esses edifícios imediatamente e fique a pelo menos 500 metros de distância deles”, disse o porta-voz das FDI para mensagens em árabe, Avichai Adraee.
Com a aproximação dos tanques e blindados israelenses, o Exército do Líbano afastou-se da fronteira.
A entrada por terra tem por objetivo atingir alvos de infraestrutura do grupo terrorista Hezbollah.
Fontes no governo de Benjamin Netanyahu afirmaram que a operação será limitada e de curta duração.
Israel realizou…