Supremo governa o Brasil sem ter ganhado as eleições

Supremo governa o Brasil sem ter ganhado as eleições

Por J.R. Guzzo

É possível governar um país sem ganhar eleições e, ao mesmo tempo, sem dar um golpe de Estado formal, daqueles com tanque na rua, toque de recolher e uma junta militar com três generais de óculos escuros e o peito cheio de medalhas? Se este país for o Brasil, a resposta é: sim, perfeitamente. Basta você ir ao Supremo Tribunal Federal e pedir para os ministros mandarem fazer aquilo que você quer — desde, é claro, que você e os ministros pensem do mesmo jeito.

Vive acontecendo no Brasil de hoje, e acaba de acontecer de novo. Desta vez, o STF atendeu a mais um gentil pedido e decidiu que o governo federal tem, sim, de fazer o Censo populacional do IBGE previsto para o ano passado, e que foi cancelado neste ano por falta de dinheiro e por causa da Covid — afinal de contas, recenseadores e recenseados não podem se aglomerar em entrevistas “presenciais”, não é mesmo? O STF, nas decisões que vem tomando há mais de ano, já deixou bem claro que detesta aglomerações de qualquer tipo.

Tudo bem: mas que diabo o STF teria de se meter numa decisão que pertence unicamente ao Poder Executivo? Mais que isso, o adiamento do Censo de 2020 — que deveria ser feito agora em 2021, mas foi suspenso até segunda ordem — é fruto direto de uma decisão do Congresso Nacional, que resolveu cortar a verba destinada a esse propósito. Segundo os parlamentares, o Censo não era prioritário, nem urgente e nem aconselhável no meio de uma epidemia.

Mas tudo isso são detalhes sem nenhuma importância. O STF mandou fazer, não mandou? Então: os outros poderes que se arranjem e cumpram a ordem que receberam. É mais uma das maravilhas do Brasil de nossos dias: um poder que não apenas manda nos outros, mas não precisa se preocupar (exatamente ao contrário do que determina a lei) em prover os meios para executar as ordens que dá. O governo não tem dinheiro para pagar o Censo? O Congresso cortou a verba, e decidiu gastar em outra coisa? Problema do governo e do Congresso.

Quem governa o Brasil, todos os dias, é o STF. Não precisa, nem por um minuto, ter o trabalho de pensar em nada. Só manda.

Redação com Gazeta do Povo

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

CRATERA ENGOLE CAMINHÃO DE ENTREGAS

Um caminhão de entregas da empresa Pré-moldado Rondonópolis, caiu em um buraco na Rua Waldemar da Silva Pinto no Bairro Jardim Residencial Carlos Bezerra no início da manha desta quinta

Notícias

Junior Mendonça questiona Cooperativas “Trabalhador recebe uma merreca”.

O vereador Junior Mendonça (PT), questionou as cooperativas e solicitou informações sobre a licitação que acontecerá, no próximo dia 25 de fevereiro para contratação de prestadora de serviços de mão

Destaques

R$ 160 milhões: A nova fábrica do Butantan para produção de vacinas do covid

Uma área de 10 mil metros quadrados, localizada dentro do Instituto Butantan, em São Paulo, está sendo preparada para se tornar a fábrica que produzirá a vacina contra a covid-19