segunda-feira, abril 15, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Santa Casa |1ª cirurgia de citorredução com quimioterapia intra-abdominal de MT gratuita para o paciente

    A Santa Casa Rondonópolis realizou um procedimento inédito em Mato Grosso, de forma totalmente gratuita para o paciente: a primeira cirurgia oncológica de citorredução com quimioterapia intra-abdominal – HIPEC. O procedimento realizou-se em razão de liminar deferida pelo Poder Judiciário, após ação ajuizada pela Defensoria Pública Estadual. 

    A equipe envolvida na cirurgia foi liderada pelo Cirurgião Oncológico, Eduardo Marques e pelos Cirurgiões Lucas Bertolin, Marcos Albeny, e Rodolfo Borges e dos Oncologistas Clínicos Rogério Simião e Aline Freitas.

    A cirurgia de citorredução é a retirada de todo o peritônio, que é a membrana serosa que recobre as paredes do abdômen e a superfície dos órgãos digestivos.

    Na mesma cirurgia são retirados ainda, tumores visíveis e aplicada a quimioterapia intra-abdominal em altas temperaturas. Daí a participação do nosso Biomédico Perfusionista Fábio Murilo. Ele, em conjunto com os outros especialistas, garantiu com que a cirurgia corresse bem.

    “Nosso paciente tem 59 anos e uma doença chamada Pseudomixoma Peritoneal, uma doença que dá dentro da cavidade abdominal e o tratamento indicado é a cirurgia de citorredução, onde tiramos todo o tumor abdominal e depois fazemos a quimioterapia, ainda durante a cirurgia. Esta infusão do quimioterápico de forma quente tem uma ação direta nas células cancerígenas que possam ter restado, apesar da citorredução”, explicou o médico cirurgião Eduardo Marques.

    Esse procedimento é a melhor indicação para o tratamento deste câncer raro, que começa na cavidade abdominal, e que acomete apenas 1 em 1 milhão de pessoas por ano.

    “E foi com o objetivo de trazer ao nosso hospital os tratamentos mais avançados para o câncer, que essa cirurgia foi realizada. Assim poderemos atender muitos outros casos complexos, aplicando o que há de mais novo na medicina e contribuindo na luta contra os cânceres”, destacou Bianca Talita Franco, diretora executiva do hospital.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL