sexta-feira, abril 12, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Safra de grãos 2023| Será a mais produtiva da história do Brasil

    Por Artur Piva

    A safra de grãos de 2023 pode ser a mais produtiva da história do Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produtividade deve alcançar 4 toneladas por hectare — a maior já registrada. O órgão divulgou os dados na quinta-feira 6.

    Pelas estimativas da Conab, a safra nacional de grãos de 2023 chegará a 312 milhões de toneladas. Se confirmada, será a maior colheita já registrada na história do Brasil. Além disso, é a primeira vez que o setor alcança a casa de 300 milhões de toneladas. A soja é responsável por cerca de 50% da produção, figurando desse modo como o carro-chefe. No top três também aparecem milho (40%), arroz (3,5%) e trigo (3%).

    O levantamento do órgão tem início na safra de 1977. Naquele ano, a colheita foi de 47 milhões de toneladas, ou seja, a produção de grãos do Brasil cresceu quase sete vezes nesse intervalo. Para a explosão da colheita, dois fatores foram preponderantes: o aumento da área cultivada (que dobrou ao longo do período) e o ganho de produtividade — que triplicou durante esse intervalo.-Publicidade-

    A Região Centro-Oeste aparece como a grande fronteira agrícola desbravada. Em 1977, o plantio de grãos nessa parte do país cobria pouco mais de 4 milhões de hectares. Em 2023, a área ocupada pelo setor ficará próxima de 34 milhões de hectares. Assim, a expansão é de quase oito vezes.

    Em 2022, cerca da metade da produção de grãos do Brasil ocorreu no Centro-Oeste. Em 1977, esse número mal passou de 10%.

    A Embrapa e a safra de grãos do Brasil

    Para possibilitar esse crescimento, o país investiu em ciência, pesquisa e tecnologia, assimiladas e incentivadas pelos produtores rurais. Desse modo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) teve papel fundamental nesse processo.

    Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), reconhece a atuação da estatal. O Estado é o maior produtor de grãos do país. “Os muçulmanos oram diariamente para Meca, nós produtores deveríamos dirigir nossas orações para a Embrapa”, declarou.

    “A ciência desenvolvida pela Embrapa, aliada à prática dos produtores rurais, é que fez a gente chegar aonde chegou com a produção agropecuária no Brasil”, afirmou. “Essa união vai nos fazer ir além.”

    Exemplo necessário para o mundo

    Mesmo com o robusto desempenho, a safra de grãos do Brasil ocorre em meio a níveis exemplares de preservação. Dados da Embrapa mostram que 66% das matas do país estão preservadas — sendo que cerca de metade dessas reservas está dentro das propriedades rurais e é bancada pelos produtores. Desse modo, a agricultura nacional consegue aliar colheitas recordes com sustentabilidade.

    Redação com Revista Oeste

    Receba notícias do Marreta Urgente Clique aqui – WhatsApp

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL