sábado, junho 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Quando o Natal começou a ser comemorado como feriado cristão?

    A maioria das pessoas, incluindo os cristãos, acredita que o Natal tem suas raízes em festividades pagãs destinadas a adorar o deus solar romano Sol Invictus, o deus Saturno (Saturnalia) ou o deus solar persa adotado pelos romanos, Mitra. De acordo com a teoria da história das religiões, a Igreja Católica Romana teria começado a celebrar o Natal em 25 de dezembro do ano 336 para substituir as celebrações pagãs. No entanto, vários manuscritos antigos e teorias revelam que as celebrações originais do Natal começaram antes mesmo do ano 336.

    Quando Jesus Cristo nasceu? Algumas fontes do ano 200 mostram implicitamente e explicitamente como o 25 de dezembro foi estabelecido como a data de nascimento de Jesus.

    Hipólito (170-235), um teólogo proeminente da Igreja Católica Romana, mencionou a data de nascimento de Jesus em sua obra do ano 204, Comentário sobre Daniel. Ele afirmava que Jesus havia nascido “em Belém, oito dias antes do calendário de janeiro (25 de dezembro), o quarto dia da semana (quarta-feira)”. Nesse contexto, Hipólito usou o calendário juliano, um calendário solar introduzido por Júlio César em 46 a.C.

    Mas há outra pista a seguir. Segundo a tradição judaica, a data da concepção do Messias coincide com a data de sua morte. Os primeiros cristãos acreditavam que Jesus foi crucificado em 25 de março. Com base nessa suposição teológica, a concepção de Jesus também teria ocorrido em 25 de março. Se fosse verdade, Jesus teria nascido exatamente nove meses depois, ou seja, em 25 de dezembro. Isso é conhecido como a teoria do cálculo.

    De acordo com esta teoria, a data de nascimento de Jesus não está relacionada aos rituais pagãos mencionados anteriormente, já que nenhum deles era celebrado em 25 de dezembro. Por exemplo, o ritual dedicado a Sol Invictus provavelmente era celebrado em 8, 9 ou 28 de agosto. Embora também pudesse ter sido celebrado em 19 ou 22 de outubro ou 11 de dezembro. Saturnalia era celebrado entre 17 e 23 de dezembro. Quanto a Mitra, não há evidências convincentes de que fosse celebrado em 25 de dezembro.

    Os origens das celebrações natalinas Três manuscritos diferentes também demonstram que o Natal era celebrado antes do ano 336 da era comum: Didascalia Apostolorum, Liber Pontificalis e a Epístola de Teófilo. Esses textos fornecem informações sobre a vida pastoral dos primeiros cristãos, suas cerimônias religiosas (liturgias) e os nomes dos papas.

    Pois bem, resulta que Didascalia Apostolorum, um texto do ano 250, menciona a celebração da Epifania, a manifestação de Cristo ao povo. E a Igreja Católica celebra a Epifania para comemorar a visita dos três Reis Magos a Belém para ver Jesus. Por sua vez, as Igrejas ortodoxas e orientais celebram a Epifania para comemorar o batismo de Jesus, também parte do Natal.

    O texto Didascalia afirma que a Epifania é celebrada em 6 de janeiro no calendário juliano. Quando convertemos essa data para o calendário gregoriano, um calendário solar amplamente utilizado desde 1582 até os dias atuais, a Epifania cai exatamente em 25 de dezembro.

    O Liber Pontificalis, que contém uma breve biografia dos papas, sugere a celebração do Natal no século II da era comum. O texto revela que o papa Telesforo (125-136) ordenou a celebração do nascimento de Jesus. O texto não menciona a data da festa. No entanto, demonstra que a celebração do Natal começou antes do que se pensava.

    A Epístola de Teófilo menciona o 25 de dezembro como data da celebração do nascimento de Jesus, com indícios de que era celebrado antes do ano 196.

    Os três textos anteriores demonstram que a origem do Natal não está nas celebrações de Sol Invictus, Saturnalia ou Mitra, e os cristãos vêm celebrando o Natal desde o século II da era comum.

    Este artigo foi originalmente publicado em Indonésio

    Este artigo foi originalmente publicado em Indonésio

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL