PT não cumpre cota feminina e Justiça Eleitoral barra chapa de candidatos à Câmara Municipal de Cuiabá

PT não cumpre cota feminina e Justiça Eleitoral barra chapa de candidatos à Câmara Municipal de Cuiabá

A Justiça Eleitoral indeferiu nesta quarta-feira (21) o registro da chapa de candidatos à Câmara Municipal de Cuiabá do Partido dos Trabalhadores (PT), por não cumprir a cota mínima de 30% destinada às mulheres.

A decisão é da juíza da 39ª Zona Eleitoral, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva. “Isto posto, indefiro o pedido de registro do “Partido dos Trabalhadores’ para concorrer às Eleições Municipais 2020 no município de Cuiabá”, diz trecho da decisão.

A legenda inscreveu 28 nomes para concorrer às vagas na Câmara de Vereadores, mas apenas 8 são mulheres. Neste caso, precisaria de 9 inscritas para somar 32,14% e poder concorrer com a quantia de 28 candidatos. Para esse resultado, um homem precisaria desistir de concorrer à eleição e apresentar um nome feminino para a vaga.

De acordo com a Resolução nº 23609/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não cumprir com a cota mínima é causa de indeferimento do registro de candidatura, caso não corrija se devidamente intimado.

Também nesta quarta-feira, a juíza Gabriela Carina Knaul,barrou a candidatura da professora Vera Bortolini (PT), como vice-prefeita de Cuiabá na chapa encabeçada pelo ex-juiz Julier Silva (PT).O motivo é que ela não estava filiada dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que é de seis meses antes da realização das eleições.

Agora, o PT terá que buscar outro nome para ocupar a vice de Julier, para evitar o risco da chapa ser cassada.

O Documento

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

BOLSO CHEIO: CÂMARA DE PRIMAVERA APROVA VERBA INDENIZATÓRIA DE R$6.800,00

A câmara de vereadores de Primavera do Leste- MT aprovou nesta segunda feira (27) em sessão ordinária, o Projeto de Lei 819 que aumenta a Verba Indenizatória dos vereadores em

Política

Pré-candidata a vereadora é multada em R$ 5 mil por compartilhar figurinha no Whatsapp

O uso de uma figurinha no Whatsapp levou a uma discussão na justiça eleitoral sobre propaganda antecipada. Uma pré-candidata a vereadora no município de Cabrobó (PE) divulgou uma figura onde

Notícias 0 Comentários

TRE CASSA MANDATO DE MEDEIROS E FIÚZA ASSUME COMO SENADOR DE MT

O Tribunal Regional Eleitoral determinou na noite desta terça-feira (31) a cassação do senador José Medeiros (Podemos) por conta da fraude na elaboração da ata de registro de candidatura da