domingo, junho 23, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Prova de Vida do INSS: saiba como realizar de forma digital

    De acordo com o INSS a Prova de Vida já pode ser realizada de maneira remota. No entanto, é importante salientar que nem todos os segurados deverão executar esse procedimento. Segundo o INSS a prova de vida presencial permanecerá em funcionamento. O processo incluirá um cruzamento de dados com a Receita Federal, cartórios e bancos.

    O que é a Prova de Vida?
    A Prova de Vida é um procedimento anual e obrigatório que funciona como comprovação perante o INSS de que o beneficiário do benefício previdenciário está vivo. Caso o segurado não realize a Prova de Vida dentro do período estipulado, o seu benefício poderá ser bloqueado.

    E Prova de Vida digital?
    A Prova de Vida digital poderá ser realizada por biometria facial, através do aplicativo gov.br. Esta nova modalidade visa proporcionar mais comodidade e segurança aos beneficiários, além de evitar possíveis fraudes de recebimento do benefício após falecimento do beneficiário.

    Para realizar a Prova de Vida digital, o segurado deverá seguir os seguintes passos:

    • Baixar e acessar o aplicativo gov.br
    • Criar uma conta, caso ainda não a tenha
    • Na tela inicial, em “Serviços”, clicar em “Prova de vida”

    O que esperar daqui pra frente?
    Em relação ao futuro do Prova de Vida, espera-se que o INSS continue aprimorando seus sistemas e processos, visando sempre a segurança dos beneficiários e a prevenção de fraudes. Conforme o avanço da tecnologia no setor público, devemos esperar por mais mudanças no acesso e manejo dos serviços públicos.

    Em caso de dúvidas ou dificuldades, os beneficiários devem entrar em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do benefício. Importante também ficar atento às notificações e informações atualizadas do INSS para garantir a continuidade do recebimento do benefício. Além disso, os segurados podem falar diretamente com atendentes do INSS através do telefone 135.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL