PROGRAMA SOCIAL: CCJR derruba veto e ‘Creche da 3ª Idade’ vai ao plenário.

PROGRAMA SOCIAL: CCJR derruba veto e ‘Creche da 3ª Idade’ vai ao plenário.

JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social
JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social


Foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (18), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) o projeto de lei Nº 614/2019, que institui em Mato Grosso o ‘Programa Social Creches da Terceira Idade, de autoria do deputado estadual Silvio Fávero. Vale ressaltar que, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são referências, quando o assunto é o acolhimento de pessoas acima de 60 anos.

O intuito, de acordo com Fávero é criar espaços como os que já existem em outras regiões do Brasil, apropriados para receber a terceira idade, durante o dia ou parte dele. Garantir ao idoso os cuidados necessários, em casos que a família precisa se ausentar para trabalhar ou estudar.

“É cada vez mais comum à situação de idosos semi-dependentes permanecerem sozinhos enquanto filhos, netos e parentes são obrigados a deixar suas casas para trabalharem ou estudarem. Para que se estabeleça a devida proteção social à população idosa nessas situações e para que sejam evitados abrigamentos desnecessários, devem ser fomentados serviços que supram lacunas, oferecendo um atendimento humanitário”, argumentou o deputado.

Pelo projeto, as creches deverão oferecer atividades culturais, de lazer e físicas, além de alimentação, no período diurno e se necessário, também no período noturno. O texto prevê ainda atendimento por equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais, caso haja necessidade.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil será o sexto país mais envelhecido no mundo até 2025. No ano citado, a população projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será de 219.346.505 habitantes, dos quais 30.265.658 estarão na faixa etária acima de 60 anos, à frente das Filipinas e México.

“Essa mudança no perfil populacional do país requer a atenção do poder público, que deve oferecer uma rede de serviços sócio-assistenciais especializados de proteção social especial de média complexidade no contexto nacional, estadual e municipal. Por isso, a importância da creche”, destacou o autor do projeto.Parágrafo

O Programa Social Creches da Terceira Idade poderá ter parcerias com municípios e com empresas privadas através de convênios, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ao mesmo tempo aumentar o número de atendimentos.

Aos detentores das vagas, serão oferecidas atividade diárias com o objetivo de estimular a capacidade física e intelectual dos idosos para uma vida ativa e plena. São elas: leituras, canto e dança, culinária, trabalhos manuais com madeiras e recicláveis, jardinagem e horta, caminhadas e alongamentos, jogos individuais ou coletivos, filmes, inclusão social através da informática e outras recreações que os favoreçam.

Fávero defende que Mato Grosso não é diferente de outros estados e que a vida de milhares de idosos poderão mudar, a partir do pleno funcionamento dos espaços que ele pretende aprovar junto ao Executivo estadual.

Joelma Pontes / Assessoria

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Não categorizado

Cirurgia Cancelada: Por Falta de material, paciente estava no bloco cirúrgico em Rondonópolis

Uma paciente denunciou a falta de materiais e insumos no Hospital Regional de Rondonópolis. O caso ganhou repercussão nas redes sociais, após um vídeo gravado pela paciente Cleire Aparecida da

Não categorizado

Deputado Thiago Silva cobra vacinação para profissionais da imprensa

Diante do aumento de casos de contaminação do coronavírus, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou projeto de lei 630/2020 e está cobrando do Governo de Mato Grosso que possa

Variedades / Entretenimento 0 Comentários

47ª Exposul:Comissão define boiada e premiação do Rodeio

Estão definidas as Companhias responsáveis pelos touros que farão um espetáculo à parte durante a 47ª Exposul, que acontece de 5 a 10 de agosto. É o Bicho, Sonho Azul

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta