Prevista na Lei 13.840/2019, a quarta semana de junho é reconhecida como Semana Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Essa semana foi selecionada em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.
Na missão de combate às drogas, a Polícia Federal atua tanto em atividades preventivas quanto repressivas. A repressão se faz por meio de Operações policiais com prisões, apreensões e a descapitalização do crime organizado. Já a prevenção se dá por meio de atividades educativas, via de regra com parcerias estabelecidas com instituições de ensino.
Para concretização da atividade preventiva a Polícia Federal buscou fundamentos nas mais modernas descobertas da ciência da prevenção, tendo por parâmetros principais a adoção de métodos interativos, sistêmicos e multifatoriais.
Atualmente a Polícia Federal de Rondonópolis/MT tem à disposição três programas passíveis de serem aplicados junto às escolas, são eles: Elos 2.0, #Tamojunto 2.0 e Famílias Fortes.
No decorrer dessa semana a PF de Rondonópolis/MT realizará atividades de cunho preventivo e repressivo, com a apresentação de seus projetos a servidores da área da educação e a inauguração do seu perfil no Instagram (@gpred.roo.mt).