Operação PF: Contra desvios de recursos públicos em prefeitura de MT

Operação PF: Contra desvios de recursos públicos em prefeitura de MT

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (15/03) a Operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos praticados em detrimento da Prefeitura Municipal de Rio Branco / MT (335 km de Cuiabá).

A investigação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual, aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade dos prefeitos, artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal.

Os policiais federais cumprem mandados judiciais na Prefeitura do respectivo município, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos fatos criminosos, em especial servidores públicos e particulares.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário.

Redação com Cuiabano News

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

PORTA-VOZ DA REDE DEFENDE PRTB, MAS ASSUME QUE PODE TER HAVIDO MÁ-FÉ DE CANDIDATAS

A Rede Sustentabilidade (REDE) em Rondonópolis que integrou a coligação “Juntos Faremos a Cidade que Queremos” e que hoje tem na justiça o pedido de cassação dos vereadores eleitos e

Destaques 0 Comentários

DOSSIÊ JBS: KASSAB EMBOLSOU PROPINA DA VENDA DO PSD PARA O PT

Ricardo Saud contou à PGR que Gilberto Kassab vendeu o apoio do PSD à reeleição de Dilma Rousseff, mas desviou parte do dinheiro para o próprio bolso. “O cara roubar

Notícias

COMUNISTA FIEL ESCUDEIRO DE ZÉ DO PÁTIO VAI DESISTIR DA CANDIDATURA

Filiado ao PCdoB ex secretário de comunicação do prefeito Zé Carlos do Pátio pode desistir de candidatura a Câmara Municipal de Rondonópolis, após a Sigla sinalizar apoio a candidatura majoritária