A Operação Olho de Vidro, da Polícia Federal (PF), que ocorre em seis estados do Brasil prendeu nesta quinta-feira (19), 12 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas transnacional. Em Ponta Porã (MS), foram presos 11 pessoas e cumpridos 4 mandados de busca e apreensão. A ação ocorre também em Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Goiás.
Conforme as investigações, entre os alvos está o vereador de João Alfredo, de Pernambuco (PE), que está em seu segundo mandato. Segundo a Polícia Federal, ele é suspeito de estar vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e é casado com a candidata à prefeitura do município. O suspeito fugiu durante a operação.
As investigações que deram início a operação começaram em maio de 2022, após a apreensão de cerca de 400 kg de drogas transportadas em um caminhão, em Ponta Porã. A partir dessa data, a PF conseguiu identificar os membros da organização e mapear as atividades da organização.
Ao todo, a operação mobilizou 80 policiais federais e envolveu a apreensão de veículos, imóveis e o bloqueio de valores em contas bancárias dos 17 investigados, além de interditar duas empresas ligadas à organização criminosa. O sequestro de ativos financeiros foi uma medida estratégica para desmantelar a estrutura financeira da organização.