NOBEL DA PAZ 2021 – Vencedores são jornalistas  que  defendem a liberdade de expressão

NOBEL DA PAZ 2021 – Vencedores são jornalistas que defendem a liberdade de expressão

Jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov atuam em veículos de mídia independentes e foram laureados "pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para a paz duradoura"

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia, são os vencedores do prêmio Nobel da Paz de 2021 “pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia e para uma paz duradoura”.

“[Os vencedores] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, durante o anúncio da premiação.

Dimitri Muratov, de 59 anos, participou da fundação em 1993 do jornal russo independente Novaya Gazeta. Desde 1995, ele atua como editor-chefe do veículo que já teve mais de seis jornalistas mortos.

O comitê destacou a resistência de Muratov, que se recusou a abandonar a política independente do jornal mesmo em meio às mortes e ameaças e que há décadas ele “defende a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais desafiadoras”.

“O jornalismo baseado em fatos e a integridade profissional do ‘Novaya Gazeta’ a tornaram uma importante fonte de informações sobre aspectos censuráveis da sociedade russa raramente mencionados por outros meios de comunicação”, afirmou a academia sueca.

Maria Ressa, de 58 anos, é uma das fundadoras e diretora-executiva da Rappler (rappler.com), agência de mídia digital especializada em Jornalismo Investigativo nas Filipinas. Segundo o comitê, a ex-jornalista da rede americana CNN “usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal”.

A jornalista é alvo de uma série de processos judiciais e cyberbullying por publicar matérias críticas a gestão do presidente Rodrigo Duterte, tocando, inclusive, na polêmica luta contra o narcotráfico no país.

Redação com Correio Braziliense

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques

“Estão fudendo comigo”, Servidor do MP xinga e ameaça PM em Jaciara

Um homem de 38 anos, nome não informado, servidor do Ministério Público de Mato Grosso, foi preso na terça-feira (12) por resistência e desacato durante uma abordagem da Polícia Militar

Mato Grosso 0 Comentários

CAOS NA ALMT: A LISTA DOS 22 DEPUTADOS INVESTIGADOS NO MT

Raquel Dodge, a procuradora-geral da República, emitiu parecer contrária à soltura do deputado Mauro Savi (DEM) em uma reclamação ingressada pela Procuradoria da Assembleia em favor do deputado, junto ao

Destaques

Suspeita de suicídio: Vereador de MT morre em acidente na BR-163

O vereador de Nova Mutum, Romeu Belém (DEM), morreu após uma batida entre o carro que dirigia e uma carreta na BR-163, próximo ao município. A PRF desconfia que ele