Um navio de guerra nazista foi retirado do leito de um rio e encontrado cheio de explosivos.
O rio Danúbio, na Europa Central, está repleto de navios naufragados da Segunda Guerra Mundial, mas isso está prestes a mudar à medida que uma enorme missão para limpá-lo foi lançada.
Foram compartilhadas fotos do primeiro dos aproximadamente 200 navios militares a serem retirados da água do Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, com 2.888km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro.
O contra-almirante nazista, Paul-Willy Zieb, ordenou que a frota fosse afundada enquanto o exército russo avançava rapidamente em sua posição. Eles foram então afundados no rio Danúbio, perto da cidade de Prahovo (Sérvia), em agosto de 1944. Cerca de 8.000 soldados alemães fugiram a pé.
Na altura, o Exército Vermelho retirou alguns navios para libertar o tráfego fluvial durante as fases finais da guerra, mas desde então não foram feitos esforços para remover os destroços, especialmente porque o conflito terminou no ano seguinte.