segunda-feira, abril 15, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    MT tem distrito com maior média de moradores por domicílio do país; cerca de 6 pessoas por casa

    O distrito com maior média de moradores por Domicílio Particular Ocupado (DPO) no Brasil fica em Mato Grosso, segundo o oitavo relatório do Censo 2022 divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O distrito de Toricueije, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, possui média de 6,6 moradores/DPO. O segundo e o terceiro distritos com maior média de moradores do país ficam no Amazonas, distrito Santa Rita em São Paulo de Olivença e Distrito do Urubu em Boa Vista dos Ramos, respectivamente com 6,3 e 5,9 moradores/domicílios particulares ocupados.

    🏠Segundo o levantamento, havia o total de 450 domicílios particulares ocupados e improvisados ocupados. Somados aos domicílios vagos, de uso ocasional naquela região, o distrito possui um total de 549 unidades.

    Quanto aos domicílios coletivos com e sem morador, havia 4 unidades.

    📈Setor Censitário

    É a principal unidade territorial usada pelo IBGE para coleta e divulgação de dados estatísticos. Ele representa uma fração do território nacional, levando em conta as estruturas territoriais, para facilitar a coleta de estatísticas.

    Em Mato Grosso havia 9 mil setores e população de 3,6 milhões. No Censo de 2010 eram 6,1 mil setores com 3 milhões de pessoas residentes.

    Esses setores são definidos a partir de diversos critérios:

    A área e o número de domicílios do setor devem ser passíveis de serem percorridos e visitados por um único recenseador em tempo hábil.
    O recorte do setor deve ser representativo em relação à população local.
    O setor deve ter um número de domicílios suficiente para que seus dados agregados preservem o sigilo dos moradores.

    No Brasil foram contabilizados 452.338 setores censitários distribuídos e população de 203.080.756, de acordo com o Censo 2022.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL