domingo, maio 24, 2026
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    MT investiga primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

    Um possível caso de intoxicação por metanol está sendo investigado em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), neste domingo (5).

    Segundo a prefeitura do município, a vítima é uma mulher de 37 anos, que deu entrada no pronto atendimento do Hospital Regional após consumir bebida alcoólica no dia 29 de setembro.

    A paciente permanece internada e o resultado do exame que pode confirmar a intoxicação deve ser divulgado nesta segunda-feira (6).

    Até a última atualização desta reportagem, 14 casos foram confirmados e 181 estão em investigação no país.

    🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos. Ele é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

    🚨 Quando desconfiar de intoxicação

    Os primeiros sinais são discretos e podem enganar. Os médicos devem suspeitar de intoxicação por metanol quando um paciente relata ter consumido bebida alcoólica e, após 12 a 24 horas, começa a apresentar:

    • Dor de cabeça intensa, enjoo, vômitos e dor abdominal;
    • Tontura, confusão mental, falta de coordenação, sonolência ou convulsões;
    • Alterações na visão — como visão turva, borrada ou perda súbita da visão;
    • Sintomas de embriaguez que pioram, em vez de melhorar.

    Nos quadros mais severos, o paciente evolui rapidamente para acidose metabólica grave, insuficiência respiratória, convulsões, coma e parada cardíaca.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    IPTU 2026 - PREF.RONDONÓPOLIS

    TRANSPORTE PÚBLICO-PREF. RONDONÓPOLIS

    domingo, maio 24, 2026

    BRASIL

    Carregando...